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5 dicas para escolher o melhor nome para loja online

por | 31 de agosto de 2024 | E-commerce, Empreendedorismo

Um dos primeiros passos ao se pensar em um negócio, seja ele qual for, é definir como ele se chamará. Mas não é porque esse é um dos primeiros passos que a decisão se torna fácil. Pelo contrário, quando se trata de abrir um e-commerce, é preciso verificar se o nome para loja online está disponível, se faz sentido com o tipo de segmento, entre outras questões.

O nome é uma parte importante da identidade de uma marca. É dele que as pessoas irão se lembrar após um bom atendimento e serviço prestado. É ele que será repassado para outras pessoas se surgir uma ocasião, e é ele que representará todo o seu negócio.

Se você está na fase de escolher o nome para a loja online, seja para a construção do seu site ou para iniciar vendas em marketplaces, fique tranquilo, pois você veio ao lugar certo. Neste artigo, mostraremos algumas dicas para facilitar a escolha. Tenha uma boa leitura!


A importância de criar um bom nome para loja online

Quem não deseja ter uma marca que seja lembrada? Escolher um bom nome para loja online é parte essencial dessa construção. O nome representa a identidade da marca e diferencia o seu e-commerce dos concorrentes.

Além disso, a criação de uma identidade clara para a marca ajuda a atrair clientes e a refletir os valores e objetivos do negócio, como, por exemplo, deixar claro o nicho de mercado em que a empresa pretende atuar.

Escolher o nome para loja online é tão importante quanto definir os tipos de produtos que serão comercializados, pois ambos os elementos contribuem para estabelecer o nicho de mercado e a identidade da marca.

Nome para loja online: folha branca com quadrados que simbolizam tarefas, com um deles destacado por um check.
A escolha do nome para lojas virtuais é uma das etapas cruciais na criação do seu negócio

O que considerar ao escolher um nome para lojas virtuais

Se você ainda não refletiu sobre a importância de um bom nome para uma marca, agora é a hora. Marcas como Gillette, Adidas e Apple demonstram como um nome pode carregar significados, valores e uma identidade completa.

O nome de uma marca é uma peça-chave do branding, contribuindo para agregar valor e posicionar o negócio de forma eficaz perante o público-alvo. Os nomes criam associações na mente dos consumidores, influenciando a percepção da marca.

Um bom exemplo é o Mercado Livre, uma empresa que opera no comércio eletrônico. O nome transmite a ideia de um espaço onde os consumidores podem comprar e vender com liberdade, capturando a essência de uma plataforma acessível e diversificada.

Ao escolher um nome, é importante unir criatividade ao significado das palavras, sem deixar de lado a relevância do que elas representam. A fonética e a pronúncia também devem ser consideradas, já que podem variar de uma região para outra.

Portanto, optar por um nome original, criativo, fácil de lembrar, de pronunciar e de compreender pode ser decisivo na hora de escolher o nome ideal para sua loja online.


5 dicas para escolher o melhor nome para loja online

Agora que você entende a importância de escolher um bom nome para a sua marca e já considerou alguns pontos importantes, como a relação do nome com o seu negócio, vamos compartilhar outras dicas que facilitarão essa etapa. Confira a seguir:


1. Defina o nicho de mercado do seu negócio

O primeiro grande passo na criação de uma marca é definir claramente a sua segmentação, ou seja, identificar o nicho em que sua marca irá se posicionar. Embora a escolha de produtos possa ser diversificada, classificar o nicho da sua empresa é essencial para determinar o foco e a direção, evitando que os consumidores se confundam.

Identificar o nicho facilita a escolha de nomes criativos para lojas virtuais, tornando a criação de páginas, perfis em redes sociais e outros aspectos mais claros e simples. Como mencionado anteriormente, escolher um nome que esteja relacionado ao seu tipo de negócio tende a ser muito mais assertivo.

2. Estude os concorrentes

Analisar os nomes das lojas que atuam no mesmo nicho pode ser uma etapa importante na definição do nome da sua loja virtual. Selecionar marcas de destaque em seus segmentos ajuda a identificar pontos de conexão e a avaliar o impacto que esses nomes causam nos consumidores, o que pode facilitar a sua escolha.

Visitar sites, pesquisar em marketplaces e até mesmo explorar lojas físicas pode fornecer uma direção. Selecione algumas opções e combine-as com a sua criatividade e lógica para criar algo único e relevante.

Mulher mexendo no computador e no celular ao mesmo tempo.
Analisar os concorrentes e compreender o público-alvo ajuda a criar um nome de loja virtual que se sobressai no mercado

3. Analise o seu público-alvo

Analisar o público que seu negócio deseja alcançar é um dos passos principais para definir um bom nome para a loja virtual. Afinal, quem são seus clientes ideais e o que eles valorizam? Entender isso permite combinar as necessidades deles com a solução que sua empresa oferece.

Investir em um bom nome é uma estratégia importante. Ao conhecer seu público e persona, você escolhe um nome que não só atrai, mas que também vende.

Para conquistar seus clientes, o nome da sua loja precisa ser mais do que um simples rótulo, ele deve ser um convite, uma promessa. Compreendendo quem são seus clientes, você pode criar um nome que fala diretamente com eles, gerando uma conexão.

💡 Leia mais sobre o tema: Persona: o que é, exemplos e como criar para desenvolver melhores estratégias para seu negócio


4. Opte por nomes simples, atemporais e marcantes

Nomes simples têm o poder de ficar na mente dos seus clientes. Ao escolher um nome fácil de lembrar e pronunciar, você garante que sua marca seja reconhecida com facilidade, mesmo anos depois. Lembre-se: a simplicidade é a chave para a memorabilidade.

Já um nome atemporal resiste ao teste do tempo. Ao invés de seguir modismos passageiros, opte por um nome que transmita os valores da sua marca de forma clara e breve. Um nome atemporal garante que sua marca seja relevante por muitos anos.


5. Verifique a disponibilidade do nome e atente-se às questões jurídicas

Antes de registrar sua marca, é fundamental verificar a disponibilidade do nome e analisar os aspectos legais. Essa etapa garante que você evite problemas futuros e proteja sua marca de possíveis disputas.

Usar um nome sem checar sua disponibilidade pode gerar diversos problemas jurídicos e financeiros. A escolha de um nome já registrado pode resultar em processos judiciais e impedir o uso da marca.

Para garantir que o nome para loja online seja utilizado de forma legal, consulte o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).


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