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Automação de processos: a importância para o seu e-commerce

Automação de Processos e sua importância para um e-commerce | Bate Bola com o Claudio #1 e #2

Com a evolução da tecnologia e com cada vez mais consumidores exigentes e criteriosos, a automação de processos se torna algo essencial para todo o tipo de negócio, mas, principalmente, para os que vendem on-line, por meio de diversos canais de vendas e precisam manter seus padrões para que não afetem seu desempenho nos marketplaces.

Em períodos como a Black Friday, que exige do vendedor mais agilidade para expedir seus pedidos para não haver atrasos e ele tenha prejuízos.

Nesta edição especial para a Black Friday do podcast do Magis5, o “Papo de Seller”, trazemos convidados especiais que utilizam a automação em suas lojas para mostrar aos sellers como ela é importante para aumentar seu faturamento nessa data. 

Tenha uma boa leitura!

Bate-Bola com o Claudio: quem são os convidados da vez?

Para entrar no ritmo da Copa, a Magis5 convida clientes importantes do nosso hub para um Bate Bola com o nosso CEO e cofundador, Claudio Dias.

Em 3 encontros, esses empreendedores contam suas experiências e trazem dicas importantes para ter sucesso no seu negócio tanto na Black Friday quanto a qualquer período do ano.

Nesse texto, abordaremos sobre os episódios com Leonardo Beltran, da loja Debex, e Daniel Costiuc, que contam sobre o processo de suas lojas.

Ambos já estão com o hub Magis5 há anos e contam como a automação e as funcionalidades do software ajudaram no dia a dia de seu negócio. 

Mas, antes de falarmos de ferramentas para gestão, integração e automação, vamos entender a importância que a automação tem para o empreendedor.

E se você quiser conferir esse bate papo é só clicar aqui e se inscrever que em breve todos os episódios desta edição estarão no nosso canal do YouTube.

Por que é importante a automação de processos em uma loja on-line?

Não basta simplesmente abrir uma loja na internet, pedir produtos de um fornecedor e aguardar uma chuva de vendas. 

É necessário entender tudo que ocorre e pode acontecer em seu negócio. Se ele começar a crescer, será que você precisará mesmo de mais funcionários para atender suas demandas de sua operação? Mas isso não gerará mais custos?

E se você quer vender em mais canais de vendas, em outros grandes marketplaces, conseguirá se organizar para que não tenha erros de informações entre eles? Afinal, apesar de estar em múltiplos sites, é provável que você só tenha um estoque, certo?

Ao ter que fazer tudo manualmente, o lojista perde muito tempo em tarefas manuais que poderiam ser feitas com uma ferramenta de automação.

E é a partir desse ponto que entendemos a importância da automação para todos os setores.

A indústria já vem fazendo isso há tempos, ao produzir máquinas que auxiliam os funcionários a realizar suas operações. 

Bancos com cada vez mais funções para que possam atender seus clientes a qualquer momento com funções automáticas e com menos burocracias para competir com fintechs, e o varejo com cada vez mais opções para simplificar processos.

Para os lojistas, a automação oferece vantagens como:

  • Aumento de produtividade
  • Redução de custos
  • Centralização de processos

Daniel Coustic, por exemplo, conta que iniciou suas operações em 2019 e começou sozinho a vender on-line do cômodo da casa de sua mãe.

Ele imprimia a nota e a etiqueta do marketplace manualmente em papel A4 e recortava para se enquadrar nos padrões de empacotamento. 

Até o momento em que ele começou a crescer, precisou mudar de local, e percebeu rapidamente que precisava de um sistema que o ajudasse para ele focar na parte estratégica de seu negócio e economizasse tempo.

Já para Leonardo Beltran, em 2020 iniciou sua implementação com o hub de automação e  que foi um dos principais fatores que o auxiliou.

Antes o empreendedor vendia cerca de 30 vendas diárias e, atualmente, tem uma média de 500 a 600 por dia, mesmo com apenas 3 pessoas no setor de expedição.

Ele informa que o seu processo de picking e packing, ou seja, planejar o seu pedido e o preparar para expedição, assim como o acondicionamento, etiquetagem e embalagem de um produto, se tornou muito mais simples

Afinal, automatizando seus processos, Beltran consegue enviar pedidos em massa e sem erros.

E quando falamos de softwares de automação, ambos escolheram o Magis5 como solução para o seu negócio. 

Mas sabemos que há ERPs e hubs de integração que também fazem parte das opções para o lojista. Mas será que eles são tão eficientes como um hub de automação para marketplaces? Vamos entender melhor agora. 

Automação de processos: a importância para o seu e-commerce
A automação de processos é importante para a sua loja crescer com organização

ERPs x hub de Integração x hub de automação: afinal, eles não têm a mesma função?

Os ERPs são ferramentas que fazem a gestão de um negócio em geral, e não foram feitos especificamente para e-commerces. Com o tempo, as empresas responsáveis foram evoluindo conforme o mercado e foram surgindo ERPs que também possuem algumas funções de hubs de integração.

E, ao falar em hubs de integração, eles realizam a ponte de uma loja a múltiplos marketplaces para unificar suas vendas em uma única plataforma.

Já um hub de automação, além de integrar um e-commerce aos marketplaces, realiza a gestão completa, de ponta a ponta. Desde a precificar produtos, agilizar a mesa de expedição ao faturar pedidos automaticamente, até relatórios financeiros que informam ao empreendedor sua receita, lucro e prejuízos.

Leonardo Beltran diz no Bate Papo que o hub do Magis5 tem um faturador que emite notas fiscais de forma automatizada melhor e mais simples que ERPs como o Bling.

Contudo, é válido ressaltar que os sellers podem ter tanto um hub quanto um ERP para seu negócio, cada um se complementando e cumprindo sua função.

Como a automação de processos irá ajudar minha loja na Black Friday?

No Bate Bola, ambos os convidados informam que as segundas-feiras são quando há maior acúmulo de vendas para expedir. Afinal, durante o final de semana, os consumidores também podem realizar suas compras nos marketplaces, e pode ter 1500 vendas para enviar, por exemplo.

Agora, imagine na Black Friday, o período mais aguardado do e-commerce, onde os consumidores realizam compras por impulso?

Mesmo lojas que não se prepararam e não fizeram estratégias de marketing e comunicação para a data, terão uma alta demanda. 

E realizar todas as expedições de seus produtos, desde imprimir notas e etiquetas, dar baixa no estoque e até envio de maneira manual se torna inviável.

Mesmo com uma equipe maior, sem automação e processos definidos para que cada um realize sua determinada função, pode haver problemas com a comunicação sem ter um sistema que unifique seu estoque nos marketplaces.

Marketplaces: o que eles esperam para os lojistas nesta Black Friday?

O principal ponto que os marketplaces esperam de seus lojistas é que eles entreguem os produtos certos e no prazo que estipularam. 

Para termos ideia, em um levantamento da Black Friday de 2021 do Reclame Aqui, a principal reclamação apontada foi atraso nas entregas:

  • Atraso na entrega (19,92%);
  • Propaganda enganosa (16,49%);
  • Estorno do valor pago (8,69%);
  • Finalização da compra (6,51%);
  • Produto errado (5,5%).

Pedidos entregues atrasados, problemas como vender produtos que já não tem mais estoque por não ter um sistema que dê baixa ou que não reserve itens — como em casos de boletos que se deve esperar cair o pagamento —, trocas e devoluções, entre outros, irão afetar o seu desempenho nesses sites.

Afinal, assim como você, lojista, eles também têm a concorrência de outros marketplaces e precisam priorizar sua marca e reputação ao público.

Ou seja, você terá punições e pode até mesmo perder sua conta. O que gerará perda de faturamento e, pior, falência do seu negócio.

Magis5: hub de automação e gestão de seu e-commerce nos marketplaces

Agora que você sabe a importância de automatizar seus processos, está na hora de conhecer melhor o hub Magis5 utilizado por nossos convidados e que os ajuda diariamente a alcançar mais vendas e agilizar suas expedições.

O Magis5 é um hub de automação que faz a gestão completa de seu negócio, otimizando seu tempo e permitindo que você foque na parte estratégica de seus negócio e tenha menor custo-benefício ao minimizar gastos com mais funcionários em épocas como a Black Friday.

E, o melhor, você, que tem mais de 150 vendas diárias e já atua nos marketplaces, o nosso hub está com uma oportunidade exclusiva: os 30 primeiros que fecharem com o hub ganharão uma impressora Zebra 100% gratuita. 

Basta clicar aqui para garantir a sua.

Mas não perde tempo, pois as unidades já estão acabando! Além, claro, de ficar preparado para uma Black Friday de sucesso com o hub Magis5!

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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