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Como usar o ChatGPT para crescer seu negócio nos marketplaces

Como usar o ChatGPT para crescer seu negócio nos marketplaces

O ChatGPT está sendo um dos assuntos mais comentados do início de 2023, assim como as novas tecnologias de inteligência artificial como um todo.

Essa repercussão gera discussões a respeito de suas funcionalidades e de como modifica o trabalho humano de diferentes áreas.

Já abordado em nosso conteúdo sobre tendências de e-commerce e marketplaces para 2023, nesse artigo, você encontrará, com mais detalhes, uma abordagem direcionada para vendedores que atuam em marketplaces e como a ferramenta ChatGPT pode auxiliar em sua jornada. Tenha uma boa leitura!

O que é o ChatGPT

O ChatGPT é, basicamente, um chatbot que utiliza a inteligência artificial em seu algoritmo para gerar respostas criativas ao entender diferentes entradas feitas pelo usuário.

Ele usa uma tecnologia chamada “geração de texto progressiva” que aprende mais a cada informação que o usuário insere, o também chamado “machine learning”, ou como a própria IA informa: o deep learning.

Além de usar o processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês), o qual 

o ChatGPT é alimentado com milhões de conjuntos de dados de texto, incluindo livros, artigos, conversas, internet, entre outros, para aprender a compreender e produzir texto natural em diferentes línguas.

Vantagens do uso do ChatGPT para criação de anúncios 

A principal vantagem do ChatGPT é que ele traz respostas rápidas, precisas e relevantes para entradas diferentes que o usuário colocar.

Mas o olhar que quero que você tenha é da possibilidade de a utilizar de diferentes maneiras de forma que facilite e agilize processos diários, como no auxílio de demandas para vendas em marketplaces, desenvolvimento de conteúdos para redes sociais ou mesmo usar o API disponibilizado para chatbots e os transformarem com a linguagem mais natural do ChatGPT.

Subir anúncios, em específico, podem pegar horas do dia de um vendedor, e ao utilizar o ChatGPT você poderá criar textos de seus produtos, alinhados às suas características e benefícios, com descrições e títulos chamativos. Vamos conferir melhor logo a seguir com exemplos práticos.

Uso do ChatGPT em marketplaces e em marketing para redes sociais 

O ChatGPT pode ser usado para você, empreendedor, que vende nos marketplaces, das seguintes formas:

  • Criar descrições e títulos otimizados para seus anúncios;
  • Legendas e posts para redes sociais e campanhas ads;
  • Auxiliar no SEO, gerando melhor posicionamento em mecanismos de buscas;
  • Criar Landing Pages;
  • Muito mais.

Mas já devo avisar que, mesmo com respostas eficientes, o ChatGPT deve ser utilizado com cautela. O próprio CEO da OpenAI, Sam Altman, informa que a ferramenta ainda está em sua fase beta e que ainda há muito o que ser aprimorado. 

Portanto, mesmo após utilizar as dicas e soluções contidas nesse texto, é necessário um trabalho de revisão para conferir se as respostas do chat são coesas e coerentes com o que você deseja ou as informações estão atualizadas, já que, atualmente, o conhecimento da IA se limita até 2021.  

O que também implica em você verificar as regras de cada marketplace em relação a termos e limites de caracteres, o que pode diferenciar do resultado dado pelo ChatGPT.

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Exemplo do ChatGPT informando que seus dados só vão, no momento até 2021.

Como o ChatGPT pode ajudar a criar anúncios eficientes e atraentes? Exemplos práticos

Para entender melhor como ele pode ajudar nessa criação, vamos pensar em um exemplo prático:

Digamos que um vendedor que vende eletrônicos e eletrodomésticos no Mercado Livre deseja criar um título com descrição e benefícios para um produto novo.

Ele acessa o ChatGPT, faz um rápido cadastro e encontrará a seguinte interface:

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Dashboard atual do ChatGPT

Agora, basta inserir o que deseja no campo de digitação ou clicar em “new chat”.

Digamos que o produto seja um iPhone:

Exemplo de uso do ChatGPT para anúncios dos marketplaces
Exemplo de uso do ChatGPT para anúncios dos marketplaces

No campo de entrada, pedi, primeiramente, para o ChatGPT fazer um título de anúncio voltado para marketplaces e, logo depois, uma descrição. 

Caso eu não estivesse satisfeito com a resposta, poderia pedir para ele reformular ou inserir mais informações para que fosse mais certeiro.

Além de trazer uma descrição que foca nos benefícios, algo essencial em técnicas de copywriting para persuadir e atrair novos clientes, ele ainda trás uma CTA (uma chamada para ação) para o visitante comprar e ter entrega imediata.

O melhor disso foi a rapidez com que ele trouxe esses textos. Mesmo que seja necessário alterações, o tempo de trabalho é altamente otimizado. 

ChatGPT para otimizar anúncios já existentes em marketplaces

Além de criar títulos e anúncios com base nas informações que o usuário insere, uma outra forma de utilizar o ChatGPT é otimizar textos já existentes. Confira o exemplo:

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ChatGPT otimizando textos já existentes

Além da possibilidade de fazer diretamente no site do ChatGPT, há outras ferramentas que utilizam o seu IA como base com interfaces focadas diretamente em otimizar textos.

O CopyBase é um exemplo, e a gente traz um pouco dele em nosso vídeo sobre o ChatGPT, confira:

ChatGPT para criação de estratégias em redes sociais

Assim como na criação de textos criativos e assertivos para anúncios em marketplaces, também é possível utilizar o ChatGPT para poder criar conteúdos nas redes sociais.

Além de legendas para seus posts e mesmo dar ideias para o conteúdo a partir de entradas na ferramentas, você pode igualmente criar um cronograma otimizado para sua loja nas redes e selecionar as melhores hashtags para seu segmento. 

Veja a sequência de exemplos:

Prints mostrando utilidades do ChatGPT para redes sociais

Além de dar ideias para seus conteúdos, hashtags e mesmo dicas de como diversificar suas postagens, a inteligência artificial consegue organizar e colocar as informações em uma tabela para facilitar seu entendimento.

print do uso do ChatGPT para criar tabelas
O ChatGPT também possibilita melhor organização

O Chat GPT pode ajudar na personalização e segmentação de público-alvo?

Quando falamos em criar estratégias é essencial ter uma persona e um segmento bem definido para criar ações mais efetivas e assertivas

O trabalho manual para fazer essa pesquisa é indispensável, mas o ChatGPT pode auxiliar na pesquisa por padrões de comportamento na sua base de dados que vão desde conteúdos da internet a pesquisas do mercado e auxiliar nessa etapa fundamental para todo empreendedor.

Esse trabalho ajudará na criação de conteúdos ao entender quais termos seu cliente ideal  busca nas redes, no Google e mesmo nos marketplaces.

Pensando nisso, ao saber quais termos (ou palavras-chave) o seu público mais procura, é possível os utilizar em títulos, descrições em seus anúncios ou em campanhas pagas como Google Ads ou dos próprios marketplaces — as quais estão em ascensão, como o Mercado Ads — com o objetivo de aumentar sua visibilidade e vendas. Abaixo um exemplo:

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Rápido exemplo de uso do ChatGPT para auxiliar na escolha de palavras-chave

Contudo, ainda será necessário um trabalho manual para retirar termos que não correspondem ao que você encontrou de sua persona ou que não se encaixam em sua loja.

Lembre-se: o ChatGPT ainda está em contínuo aprendizado e é uma ferramenta complementar para lhe auxiliar, então é necessário que o usuário dê as orientações corretas para conseguir resultados mais precisos.

Há outras maneiras que o ChatGPT pode auxiliar o empreendedor em suas estratégias para os marketplaces?

empreendedora digitando em seu notebook com uma caneca ao seu lado
Quais são as possibilidades do ChatGPT?

Ainda não há como medir as possibilidades de utilizar o ChatGPT. Conforme atrai mais usuários, veremos novas maneiras de utilizá-lo como apoio a tarefas para o dia a dia e para diferentes segmentos do mercado.

Seja para criar estratégias, utilizar para textos persuasivos para landing pages (caso o vendedor utilize), e-mails, mensagens no WhatsApp, para criar chatbots mais personalizáveis e eficientes a partir de sua API, auxiliar em estratégias SEO, ou seja, de tráfego orgânico assim como vimos em campanhas pagas, entre outras.

Além disso, seu uso pode ser estendido para a análise de resultados e otimização de campanhas. O lojista pode colocar dados de campanhas que fez nos últimos meses e fazer comparativos com as atuais para analisar, de maneira mais simples, seus resultados, além da própria ferramenta poder oferecer alternativas para melhorar o desempenho.

São diversas possibilidades, assim, como a gente, da Magis5, também está a utilizando para projetos futuros de nosso hub de automação e melhorar a vida de nossos clientes nos marketplaces.

Considerações finais

O ChatGPT pode ser um aliado para empreendedores e profissionais que desejam o utilizar para otimizar o seu tempo, assim como a tecnologia e a automação em si que promovem mais autonomia e nos fazem priorizar outras tarefas do nosso dia a dia.

A inteligência artificial está em ascensão, e cabe àqueles que desejam crescer estar sempre atentos para ver se sua utilização faz sentido para o seu negócio.

O ChatGPT, como podemos ver no artigo, é uma ferramenta ainda gratuita — apesar de já estar tendo upgrades pagos — e que pode suprir as demandas de vendedores de marketplaces de maneira eficiente e prática para criar anúncios, textos para redes sociais etc.

Ele não consegue substituir uma pessoa, afinal toda sua eficiência e criatividade necessita de instruções humanas.

Portanto, você, seller, precisa a utilizar da melhor maneira possível para o seu negócio.

E, falando de automação e tecnologia, o hub Magis5 é a ferramenta ideal para otimizar a operação de quem vende nos marketplaces e deseja crescer com maior segurança e sem erros. 

Conheça melhor o hub que foi feito de um seller para o outro. É só clicar no banner abaixo e falar com um de nossos especialistas!

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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