Muitos marketplaces têm investido em ferramentas de Ads para tornar a experiência do vendedor ainda mais vantajosa, aumentando o alcance dos anúncios e dando maiores oportunidades de conversão. Um exemplo clássico é o Mercado Livre Ads.

O Mercado Livre é referência em vendas online, sendo o maior e-commerce da América latina e considerado o 3º melhor ambiente de publicidade no Brasil, segundo a pesquisa media reactions 2020 da Kantar. 

O Mercado Livre Ads, ferramenta de publicidade do marketplace, permite que o vendedor consiga patrocinar seus anúncios já ativos na plataforma com a finalidade de aumentar as visitas em seu anúncio e, consequentemente, o número de conversões, sendo ideal para os vendedores que buscam alavancar suas vendas, com uma plataforma prática e segura.

De acordo com o Ubersuggest, o site do Mercado Livre possui uma estimativa de tráfego de quase 3 milhões de acessos orgânicos mensais, conforme demonstrado no gráfico abaixo:

tráfego mercado livre

Como funciona a Publicidade no Mercado Livre Ads?

Anúncios no Mercado Livre Ads

Por meio de diferentes soluções de publicidade, o Mercado Livre vem gerando valor para compradores e marcas, enquanto constrói resultados positivos ao longo de todo o processo. Isso possibilita a medição de investimentos em mídia digital, não apenas em métricas de marca, mas também em aumento nas vendas (tanto nos marketplaces quanto em canais alternativos).

Se a sua intenção é otimizar e aumentar suas vendas no maior marketplace do Brasil, o Mercado Livre Ads é a ferramenta correta, uma plataforma bem estruturada que oferece um serviço tão bom quanto o Facebook Ads, nela, é possível  selecionar o anúncio que deseja patrocinar, definir um orçamento diário de custo por clique ou seja toda vez que você atingir o limite de gastos pré estabelecido para o dia seu anúncio deixará de ser entregue e voltará a rodar no dia seguinte, sendo possível pausar o anúncio a qualquer momento, o que garante transparência e tranquilidade no controle das finanças. 

Mas lembre-se antes de criar a campanha devemos definir quais são os objetivos comerciais, assim quando concluir você poderá medir os resultados e entender o impacto gerado em suas vendas.

Além disso, a plataforma oferece um pacote com vários insights assertivos, como por exemplo a sessão de faturamento onde temos acesso a faturas e relatórios detalhados por período e a sessão “Publicidade” onde encontramos dados gerais sobre o anúncio como: Impressões, cliques, vendas, receita, entre outros. 

É importante lembrar que as vendas realizadas podem demorar até 72 horas para serem refletidas e computadas nos relatórios, por isso, é indicado o uso da ferramenta por pelo menos um mês para que seja possível testar seus anúncios patrocinados e mensurar corretamente os resultados alcançados.

Confira algumas das informações que podem ser encontradas na seção publicidade do Product Ads:

Mercado Livre Ads

Impressões

Representa a quantidade de vezes que seu anúncio patrocinado foi exibido para usuários dentro da plataforma do Mercado Livre.

Clique

Indica a  quantidade de vezes que os clientes do Mercado Livre clicaram em algum dos seus anúncios patrocinados.

Vendas

Quantidade de vendas realizadas a partir dos cliques provenientes dos seus anúncios patrocinados.

Vendas Diretas

As vendas diretas no Mercado Livre Ads representam todas as vendas que foram feitas quando o usuário clica no seu anúncio patrocinado e realiza a compra direta deste mesmo produto anunciado.

Vendas Assistidas

As vendas assistidas representam aquelas vendas em que o consumidor clicou em algum anúncio patrocinado, chegou ao seu catálogo de produtos, porém,  realizou uma compra de um outro produto da sua lista.

Receita

É o dinheiro total de vendas obtido através do Mercado Livre Ads dentro de um prazo de 30 dias, desde quando clicaram no seu anúncio patrocinado. 

Investimento 

Representa o valor total investido nos seus anúncios patrocinados.

Investimento/Receita

É o percentual de investimento em publicidade sobre a receita obtida. Esse indicador é muito importante para você conseguir mensurar se 

Como criar e ter bons resultados no Mercado Livre Ads?

mercado livre vendedores

Quando compradores em potencial estão navegando no Mercado Livre, a oportunidade de impulsionar a visibilidade por um cliente é fundamental para acelerar a decisão de compra ou redirecionar para uma oferta competitiva.

Segundo dados do Mercado Livre, anúncios pagos na plataforma geram um aumento médio de 28% em vendas, além disso, no último ano, as vendas feitas pelos sellers por meio do Mercado Livre Ads dobraram de tamanho. 

É impossível falar em mídia paga no e-commerce sem falar da curva ABC, sabemos. Dentro do e-commerce, os anúncios que têm a melhor performance, são aqueles que possuem o maior volume de vendas da sua loja, os famosos “carros-chefes”, esses são os anúncios da curva A. Portanto, estes produtos devem sempre ser priorizados na hora de fazer publicidade em mídias pagas e gerar resultados assertivos.

Mas o que acontece se eu promover meus anúncios de curva B ou curva C? Ou seja, aqueles que possuem baixa relevância e às vezes até comem poeira no estoque. Muitos vendedores recorrem para dar vazão e liberar espaço na prateleira do armazém.  Adotar essa estratégia, além de ser muito arriscada, pode te levar a grandes prejuízos e não gerar um retorno sobre investimento esperado.

Leve sempre em consideração o valor do ticket médio dos seus produtos. Vender produtos de ticket médio podem resultar em um custo por resultado maior do que o valor do seu produto, dessa forma, você pode ter prejuízos. 

Porém, caso você tenha produtos de valor menor, tente criar kits simples e compostos para aumentar seu ticket médio e aumentar as suas chances de faturar mais.

Qual é o valor do Mercado Livre Ads?

O valor do Mercado Livre Ads é definido pelo seu orçamento de campanha e qual produto será anunciado. 

Levando em conta que o anúncio é cobrado através do custo por clique (CPC), isso significa que cada conversão/compra gerada em seu anúncio, será cobrado um valor pelo Mercado Livre em cima da ação executada, o custo por clique é calculado a partir do preço e da categoria do produto. Pelo Mercado Livre Ads, é possível  selecionar um orçamento diário de investimento.

No Mercado Livre Ads, é possível escolher o período de duração em que o anúncio ficará ativo, porém, o próprio Mercado Livre indica deixar a campanha ativa na plataforma por pelo menos 30 dias, pois assim, é possível mensurar todos os testes e ter uma análise assertiva.

Campanhas pontuais em datas comemorativas, como a Black Friday e Natal, são bem vistas, e podem gerar bons resultados, mas o ideal é manter o anúncio, lembrando que o Mercado Livre faz vendas 24 horas por dia, isso é fundamental para que o fluxo de buscas por seu produto não seja interrompido, tudo é uma questão de testar o que funciona melhor para você ou sua loja, fazer o acompanhamento da performance do anúncio, entender o momento certo de iniciar e pausar a campanha.

Todos seus custos com publicidade paga do Mercado Livre podem ser encontrados na seção de Faturamento. O pagamento deve ser feito na data de fechamento da sua fatura.

Onde os anúncios do Mercado Livre Ads são exibidos?

1- Resultados de buscas de produtos

Resultados de buscas de produtos

Com o Mercado Livre Ads, seus anúncios podem ser exibidos nas primeiras posições de busca e dessa forma, serem encontrados de maneira mais rápida pelos compradores. Portanto, lembre-se sempre de criar bons títulos, ter uma imagem atraente em fundo branco na primeira foto e uma boa descrição do produto.

2- Em anúncios de outros sellers

Resultados de buscas em anúncios de outros sellers

Quem não gosta de pegar um espaço na página do seu concorrente não é mesmo? Caso o comprador em potencial visite uma página de produtos de outro vendedor, seus anúncios patrocinados também podem aparecer em destaque.

Quais são as vantagens de usar o Mercado Livre Ads? Vale a pena?

Fazer publicidade paga com essa ferramenta de Ads do Mercado Livre te dá acesso a diversas vantagens como por exemplo:

  1. Aparecer entre a primeira e segunda posição nos resultados de busca;
  2. Gerar métricas e indicadores para cada campanha criada;
  3. Fazer a integração dos produtos do seu catálogo em diferentes campanhas de diferentes categorias
  4. Utilizar o seu celular para criar campanhas;
  5. Criar um orçamento diferenciado para cada campanha.

E aí? Você já vendeu algum produto no Mercado Livre utilizando o Ads? Conta pra gente quais foram os melhores e piores resultados de produtos na plataforma.

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Junior Kloster

Junior Kloster

Analista de Outbound Marketing no Magis5, apaixonado por viajar e conhecer novas culturas, especialista em mídia paga. Entre em contato por: junior.kloster@magis5.com.br