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Mercado Livre Ads: Vale a pena impulsionar produtos dentro do marketplace?

por | 17 de setembro de 2021 | Marketplaces, E-commerce, Empreendedorismo, Ferramentas e Materiais

Muitos marketplaces têm investido em ferramentas de Ads para tornar a experiência do vendedor ainda mais vantajosa, aumentando o alcance dos anúncios e proporcionando maiores oportunidades de conversão. Um exemplo clássico é o Mercado Livre Ads, anteriormente chamado de Mercado Livre Publicidade.

O Mercado Livre é referência em vendas online, sendo o maior e-commerce da América Latina e considerado o terceiro melhor ambiente de publicidade no Brasil, segundo a pesquisa Media Reactions de 2020 da Kantar.

O Mercado Livre Ads, ferramenta de publicidade do marketplace, permite que o vendedor patrocine seus anúncios já ativos na plataforma, aumentando as visitas e, consequentemente, o número de conversões. É ideal para vendedores que buscam alavancar suas vendas com uma plataforma prática e segura.

De acordo com o Semrush, o site do Mercado Livre foi o e-commerce mais visitado do país em 2023, com uma estimativa de tráfego de quase 286 milhões de acessos mensais.

Quando o Mercado Livre chegou ao Brasil, mal podíamos imaginar a revolução e as facilidades que o marketplace traria para seus clientes e vendedores. Hoje, a plataforma do Meli conta com seis soluções principais:

  • Mercado Livre: marketplace
  • Mercado Pago: serviços financeiros
  • Mercado Crédito: plataforma de crédito
  • Mercado Envios: soluções logísticas
  • Mercado Livre Ads: gerenciamento de publicidades
  • Mercado Shops: ERP e criação de lojas online

Essas soluções ajudam a otimizar e facilitar as operações de compra e venda, oferecendo um ecossistema completo para seus usuários.

Mas se você deseja saber mais sobre o MercadoLivre Ads, como ele funciona e muito mais, você veio ao lugar certo. Vamos lá?


Como funciona a Publicidade no Mercado Livre Ads?

Imagem em fundo roxo com o logotipo do Mercado Livre Ads.
Mercado Ads: saiba como gerenciar tráfego pago do Mercado Livre para os seus anúncios | Reprodução: Mercado Livre


Por meio de diferentes soluções de publicidade, o Mercado Livre gera valor tanto para compradores quanto para marcas, construindo resultados positivos ao longo de todo o processo. Isso permite medir investimentos em mídia digital, não apenas em métricas de marca, mas também no aumento das vendas, tanto nos marketplaces quanto em canais alternativos.

Se você deseja otimizar e aumentar suas vendas no maior marketplace do Brasil, o Mercado Livre Ads é a ferramenta ideal. Esta plataforma bem estruturada oferece um serviço tão eficiente quanto o Facebook Ads. Nela, você pode selecionar o anúncio que deseja patrocinar, definir um orçamento diário de custo por clique e, uma vez atingido o limite de gastos pré-estabelecido para o dia, seu anúncio deixará de ser exibido e voltará a rodar no dia seguinte. É possível pausar o anúncio a qualquer momento, garantindo transparência e tranquilidade no controle das finanças.

Mas lembre-se, antes de criar a campanha, é preciso definir os objetivos comerciais. Assim, ao concluir, você poderá medir os resultados e entender o impacto gerado nas suas vendas.

A plataforma também oferece um pacote com vários insights valiosos. Na seção de faturamento, você tem acesso a faturas e relatórios detalhados por período, enquanto na seção “Publicidade” você encontra dados gerais sobre o anúncio, como impressões, cliques, vendas e receita.

É importante lembrar que as vendas realizadas podem demorar até 72 horas para serem refletidas e computadas nos relatórios. Por isso, é recomendável usar a ferramenta por pelo menos um mês para testar seus anúncios patrocinados e mensurar corretamente os resultados alcançados.

Impressões

Representa a quantidade de vezes que seu anúncio patrocinado foi exibido para usuários na plataforma do Mercado Livre.


Cliques

Indica a quantidade de vezes que os clientes do Mercado Livre clicaram em algum dos seus anúncios patrocinados.


Vendas

Quantidade de vendas realizadas a partir dos cliques provenientes dos seus anúncios patrocinados.


Vendas Diretas

As vendas diretas no Mercado Livre Ads representam todas as vendas que foram feitas quando o usuário clica no seu anúncio patrocinado e realiza a compra direta desse mesmo produto anunciado.


Vendas Assistidas

As vendas assistidas representam aquelas em que o consumidor clicou em algum anúncio patrocinado, chegou ao seu catálogo de produtos, mas realizou a compra de outro produto da sua lista.


Receita

É o total de dinheiro obtido através do Mercado Livre Ads dentro de um prazo de 30 dias, desde quando clicaram no seu anúncio patrocinado.


Investimento 

Representa o valor total investido nos seus anúncios patrocinados.


Investimento/Receita

É o percentual de investimento em publicidade sobre a receita obtida. Esse indicador é muito importante para mensurar se seu investimento em publicidade está gerando retorno financeiro.

E se você pensa em dar um up em sua loja no Mercado Livre, dê uma olhada nas dicas abordadas neste vídeo da Magis5:



Como fazer anúncio no Mercado Livre e ter bons resultados com o Mercado Livre Ads?

Exemplo da tela com resultados dos anúncios impulsionados pelo Mercado Livre Ads.
Publicidade Mercado Livre: aumente a visibilidade dos seus anúncios com a funcionalidade da plataforma | Reprodução: Mercado Livre


Quando potenciais compradores navegam no Mercado Livre, a oportunidade de aumentar a visibilidade é fundamental para acelerar a decisão de compra ou redirecionar para uma oferta competitiva. 

Segundo dados do Mercado Livre, anúncios pagos na plataforma geram um aumento médio de 28% em vendas. Além disso, no último ano, as vendas feitas pelos sellers por meio do Mercado Livre Ads dobraram de tamanho.

No e-commerce, não se pode falar de mídia paga sem mencionar a curva ABC. No e-commerce, os anúncios que têm a melhor performance são aqueles com o maior volume de vendas da sua loja, os “carros-chefes” da curva A. Portanto, esses produtos devem ser priorizados na hora de fazer publicidade em mídias pagas para gerar resultados assertivos.

Mas o que acontece se você promover anúncios da curva B ou C, ou seja, aqueles com baixa relevância e que às vezes ficam encalhados no estoque? Muitos vendedores recorrem a essa estratégia para liberar espaço no armazém. No entanto, essa abordagem é arriscada e pode resultar em grandes prejuízos, não gerando o retorno sobre o investimento esperado.

Sempre leve em consideração o valor do ticket médio dos seus produtos. Vender produtos de ticket médio pode resultar em um custo por resultado maior do que o valor do próprio produto, levando a prejuízos. 

Porém, se você tem produtos de menor valor, tente criar kits simples e compostos para aumentar seu ticket médio e suas chances de faturar mais.


Qual é o valor do Mercado Livre Ads?

Mulher olhando para a tela de seu celular.
Quanto o Mercado Livre cobra por venda no Ads? Isso depende do produto que será anunciado


O valor do Ads é definido pelo seu orçamento de campanha Mercado Livre e pelo produto que será anunciado. Levando em conta que o anúncio é cobrado através do custo por clique (CPC), isso significa que cada conversão/compra gerada em seu anúncio terá um valor cobrado pelo Mercado Livre com base na ação executada. O CPC é calculado a partir do preço e da categoria do produto. No Mercado Livre Ads, é possível selecionar um orçamento diário de investimento.

É possível escolher o período de duração em que o anúncio ficará ativo. No entanto, o próprio Mercado Livre recomenda deixar a campanha ativa por pelo menos 30 dias, pois isso permite mensurar todos os testes e obter uma análise mais precisa.

Campanhas pontuais em datas comemorativas, como Black Friday e Natal, são bem vistas e podem gerar bons resultados. Contudo, o ideal é manter o anúncio ativo, já que o Mercado Livre faz vendas 24 horas por dia. Isso é fundamental para que o fluxo de buscas pelo seu produto não seja interrompido. É uma questão de testar o que funciona melhor para você ou sua loja, acompanhar a performance do anúncio e entender o momento certo de iniciar e pausar a campanha.

Todos os seus custos com publicidade paga no Mercado Livre podem ser encontrados na seção de faturamento. O pagamento deve ser feito na data de fechamento da sua fatura.


Onde os anúncios do Mercado Livre Ads são exibidos?


Em resultados de buscas de produtos

Tela de um celular com imagens ilustrando os anúncios do Mercado Livre Ads.
Mercado Ads, como funciona? Com ele seus anúncios são exibidos nas primeiras posições de busca | Reprodução: Mercado Livre


Com o Mercado Livre Ads, seus anúncios podem ser exibidos nas primeiras posições de busca, tornando-os mais fáceis de serem encontrados pelos compradores. Portanto, lembre-se sempre de criar bons títulos, usar uma imagem atraente com fundo branco na primeira foto e fornecer uma boa descrição do produto.


Em anúncios de outros sellers


Quem não gosta de pegar um espaço na página do concorrente, não é mesmo? Caso o comprador em potencial visite a página de produtos de outro vendedor, seus anúncios patrocinados também podem aparecer em destaque.


💡 Quer saber mais sobre os anúncios do Mercado Ads? Que tal um curso completo com um especialista? Na Universidade Magis5, você assiste às aulas com Alexandre Nogueira, totalmente grátis, e ainda pode emitir seu certificado ao concluir. Comece agora!


Quais são as vantagens de usar o Mercado Livre Ads? Vale a pena?


Fazer publicidade paga com a ferramenta de Ads do Mercado Livre oferece diversas vantagens, como:

  • Aparecer entre a primeira e segunda posição nos resultados de busca.
  • Integrar os produtos do seu catálogo em diferentes campanhas de diferentes categorias.
  • Criar campanhas utilizando seu celular.
  • Definir um orçamento diferenciado para cada campanha.

E aí? Você já vendeu algum produto no Mercado Livre utilizando o Ads? Conte para nós quais foram os melhores e piores resultados de produtos na plataforma.

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