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Black Friday 2024: prepare sua loja virtual para alavancar as vendas

Certamente uma das datas mais aguardadas por lojistas e compradores, a Black Friday 2024 se aproxima. Este ano, o ponto alto do calendário promocional do varejo ocorrerá na sexta-feira, 29 de novembro.

Muitos aproveitam essa época para realizar compras que antecedem o Natal, aproveitando as promoções e oportunidades para adquirir produtos de diversos segmentos a preços mais baixos.

Independentemente do seu nicho de vendas, a Black Friday 2024 é uma oportunidade de ouro para aumentar suas vendas e fechar o ano, juntamente com o período de festas, com um ótimo faturamento.

Se você está em busca de dicas para se preparar para essa data, veio ao lugar certo. Neste artigo, separamos informações valiosas para que você se organize da melhor forma, ofereça boas ofertas e alavanque suas vendas. Vamos lá?


O que é a Black Friday?


Celebrada em diversos países, a Black Friday é um período comercial que, todos os anos, mobiliza lojas, tanto virtuais quanto físicas, a oferecer promoções e descontos para movimentar a economia e marcar o início da temporada de compras de Natal.

Originada nos Estados Unidos, a Black Friday começou a ser considerada, a partir dos anos 80, como o dia dos descontos e das promoções. Adotada por grandes lojistas ao longo dos anos, a Black Friday passou a ser vista como uma oportunidade para comprar produtos com preços significativamente reduzidos, ocorrendo sempre na sexta-feira após o tradicional Dia de Ação de Graças.

No Brasil, a Black Friday foi adotada pelos e-commerces a partir de 2010. Pouco tempo depois, as lojas físicas também passaram a considerar a última sexta-feira de novembro como o “dia D” de vendas, oferecendo produtos a preços atrativos.

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Lojistas do mundo inteiro aproveitam a Black Friday para alavancar suas vendas


Um resumo da Black Friday de 2023


De acordo com dados da Neotrust e da ClearSale, a Black Friday 2023 não alcançou as projeções de vendas no e-commerce pelo segundo ano consecutivo. Estima-se que o faturamento foi de R$ 5,23 bilhões, representando uma queda de 15,1% em comparação ao ano de 2022, com 8,21 milhões de pedidos, uma redução de 17,6%. No entanto, o ticket médio subiu 1,7%, alcançando R$ 636,66.

Com isso, podemos entender que a Black Friday passou por uma fase de maturidade, com as vendas digitais estagnadas e uma preferência significativa dos brasileiros por compras presenciais. Segundo a Globo, 29% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas pela praticidade e possibilidade de levar o produto na hora.

Para a pesquisa, o contexto econômico e ambiental também influenciou os resultados. Apesar de uma leve melhora econômica, o endividamento das famílias impactou as vendas. Além disso, condições climáticas adversas, como calor e seca, afetaram a logística, aumentando custos e prazos de entrega. O frete foi um ponto de destaque: apenas 56,5% dos e-commerces ofereceram frete grátis, uma queda de 9,5%, embora o custo médio do frete tenha reduzido para R$ 30,43.

Dentre os segmentos, os eletrodomésticos se destacaram, com as vendas de lava-louças crescendo 76,9%, enquanto o setor de telefonia caiu 33%. Moda e acessórios continuaram a crescer desde a pandemia.

Quando o assunto é formas de pagamento, o Pix foi utilizado em 30,7% das transações, um aumento significativo em relação a 2022, e o cartão parcelado representou 56,2% das compras, também com um crescimento.

A principal lição para a Black Friday 2024 é que, apesar do declínio nas vendas, a data permanece uma oportunidade importante para o varejo. Isso exige novas estratégias para atrair consumidores cada vez mais exigentes e bem informados.


Como se preparar para a Black Friday 2024?


Um grande detalhe que faz toda a diferença para ter bons resultados na sua loja virtual é se planejar com antecedência para aproveitar todo o potencial da Black Friday. De acordo com uma pesquisa da MindMiners, 28% das pessoas começam a acompanhar os preços dos produtos até três meses antes da Black Friday, enquanto 25% iniciam a pesquisa cerca de seis meses antes. Esse número aumenta para 85% quando se trata de pesquisar preços por no mínimo duas semanas antes da data.

Além disso, segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia Opinion Box, 32,5% dos brasileiros começaram a acompanhar os preços dos produtos no final de julho, indicando um planejamento antecipado para aproveitar as ofertas.

Isso significa que, mesmo antes da última sexta-feira de novembro, muitos consumidores já estão buscando seus produtos preferidos, gerando um grande número de acessos nos principais marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, Shopee e outros.

Essa é uma ótima oportunidade para aproveitar o engajamento prévio e alavancar suas vendas. Portanto, nada de descontos baixos, pois os clientes estarão atentos aos preços dos itens antes mesmo da Black Friday 2024.

Banner do curso da Universidade Magis5 para melhorar o desempenho da sua loja online com o especialista Thiago Sarraf.


Para entender melhor como começar essa preparação, confira cinco ações que podem ajudar a evitar problemas futuros e garantir o sucesso da sua campanha.


1. Identifique os marketplaces onde deseja vender


Se você está pensando em abrir sua loja virtual em algum marketplace, recomendamos que faça um teste com antecedência. Isso permitirá que você ganhe experiência na usabilidade das ferramentas e na plataforma de venda.

Em 2023, a Opinion Box divulgou uma pesquisa mostrando que 61% dos consumidores preferem comprar online em e-commerces, em vez de lojas físicas. Para esses consumidores, a variedade de opções, a conveniência, a acessibilidade e a facilidade de comparar preços e visualizar avaliações de outros clientes são os principais diferenciais que os fazem priorizar esse tipo de compra. 

Que tal usar isso a seu favor e explorar mais oportunidades de vender seus produtos nos marketplaces?


2. Reveja a precificação dos produtos de sua loja


O aspecto mais importante para o sucesso na Black Friday é o preço. Este é um fator decisivo para os consumidores, tornando obrigatório a revisão dos preços dos seus produtos para garantir uma oferta justa durante o evento.

Uma dica importante envolve a legislação dos canais de vendas, que permite ajustes nos preços somente até o fim de setembro; após essa data, apenas reduções são permitidas. Portanto, planeje cuidadosamente a precificação e mantenha-se atento aos prazos para possíveis ajustes.

Para facilitar o processo, você pode contar com a nossa planilha de precificação e até mesmo com a calculadora de precificação automática da Magis5. Com ela, você define o preço de custo, o custo operacional e a margem de lucro desejada. Basta preencher essas informações, e pronto! A tecnologia inteligente da ferramenta calcula o valor ideal para os seus produtos, considerando todos os custos, margens de lucro e comissões dos marketplaces.

Banner com a funcionalidade gratuita da Magis5: a calculadora de precificação.


3. Fique de olho nos concorrentes


Realizar uma análise de mercado para acompanhar as ações da sua concorrência é um passo importante neste momento. Identificar como o mercado está se comportando diante desses movimentos ajudará você a estabelecer estratégias eficazes para se destacar.

É importante observar as tendências de mercado, os preços praticados, os melhores canais de venda para o seu nicho e as categorias de produtos mais vendidas dentro do seu setor.


4. Mapeie estratégias e planejamentos


Uma boa organização é a chave para se destacar em um ambiente competitivo como a Black Friday. Esse é um período em que as pessoas estão prontas para comprar, tornando crucial analisar seu negócio e planejar ofertas, estoque, logística e outros aspectos.

Avalie e liste os produtos que terão maior sucesso durante o evento e destaque-os da melhor forma em sua loja virtual, com preços competitivos e anúncios atraentes.


5. Curva ABC: dê vazão aos seus produtos parados no estoque


Para a Black Friday, elabore um relatório das suas vendas nos últimos meses e analise os produtos que mais vendem, além de identificar a fatia que representam no seu faturamento.

Produtos classe A – 20% dos itens que representam 80% da sua receita no e-commerce

Esses produtos têm maior giro e demanda, sendo o carro-chefe das suas vendas. Eles vendem com menos esforço, mas precisam de atenção especial. Mantenha um bom estoque desses produtos, mas não foque sua estratégia de descontos neles, pois as vendas ocorrerão naturalmente em uma escala mais alta.

Produtos Classe B – 30% dos itens que representam 15% da sua receita de e-commerce

Os produtos Classe B são responsáveis por uma lucratividade considerada boa e necessitam de uma gestão razoável. Planeje ofertas que possam aumentar as vendas desses itens sem comprometer demais a margem de lucro.

Produtos Classe C – 50% dos itens que representam 5% da sua receita de e-commerce

Os produtos Classe C são mercadorias que estão há um bom tempo no estoque e têm baixo giro. A Black Friday é uma excelente oportunidade para liquidar esses produtos com descontos agressivos. Mesmo com pouca margem de lucro, é melhor vendê-los do que deixá-los ocupando espaço no estoque, o que pode gerar prejuízos a longo prazo.

Além disso, utilize esses produtos para criar kits nos seus anúncios em marketplaces. Dessa forma, você não apenas reduz o estoque, mas também aumenta o ticket médio das suas vendas.


Quais serão os produtos mais vendidos na Black Friday 2024?


Você sabia que 67% dos brasileiros afirmam que a Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano? Um estudo realizado pela Globo em 2023 revela que, em média, as pessoas planejam comprar em quatro categorias, com as maiores intenções voltadas para perfumes e cosméticos, roupas e calçados adultos, smartphones, televisores, entre outros.

E para os sellers, uma boa notícia: há mercado para todos os nichos. Confira abaixo um gráfico com os maiores percentuais de intenção de compra:

Gráfico de percentuais de intenção de compra para a Black Friday.
Gráfico que ilustra os percentuais de intenção de compra, com dados fornecidos pela pesquisa da Globo realizada em 2023, produzido pela Magis5


Com 33% de intenção de compra, os smartphones estão sempre em alta, assim como os computadores e notebooks, com 18%. Vendedores que possuem em suas lojas online itens como cases, fones de ouvido e outros acessórios têm uma excelente oportunidade de aumentar as vendas.

Outras oportunidades incluem artigos para pets, itens para a casa, como artigos de limpeza e eletrodomésticos. Eletrônicos e materiais de escritório também se destacam, assim como produtos alimentícios e bebidas, que tiveram um bom aumento em 2023.


8 dicas para vender mais durante a Black Friday 2024


Agora que você já está familiarizado com os produtos em alta, chegou a hora de anotar algumas dicas para maximizar ainda mais seus resultados durante a temporada de descontos que será a Black Friday 2024:


1. Defina o seu objetivo


Traçar seus objetivos com antecedência é a chave para alcançar os melhores resultados. Quer aumentar as vendas? Liquidar o estoque parado do seu e-commerce? Conquistar novos clientes? Definir e esclarecer suas metas permitirá direcionar suas estratégias de forma mais eficiente.


2. Relembre e analise os dados dos anos anteriores


Revise as informações e dados de vendas das edições anteriores da Black Friday. Isso ajudará a identificar quais produtos foram mais bem aceitos, quais estratégias foram eficazes e quais aspectos precisam ser melhorados.


3. Relacione com antecedência os produtos que entrarão em promoção


Com base na análise dos dados, selecione os produtos que estarão em oferta durante a Black Friday 2024. Planeje com antecedência as promoções, descontos e brindes para atrair a atenção dos consumidores.

Imagem de uma mulher verificando seu marketplace na tela do notebook.
Antecipe a curadoria de seus produtos e analise as oportunidades


4. Estude a possibilidade de oferecer vantagens no frete


Oferecer frete grátis ou com desconto é uma vantagem que atrai a atenção dos clientes e pode ser um fator decisivo para a concretização da compra. Considere adotar condições especiais para o frete neste período de Black Friday.


5. Priorize o atendimento ao cliente


Um elemento crucial para o sucesso das suas vendas durante a Black Friday é sem dúvida priorizar o atendimento aos potenciais compradores. Não se esqueça de que muitas dúvidas podem surgir, por isso é essencial que você esteja atento às perguntas sobre os produtos. Antecipe-se e utilize os campos de informações do seu anúncio para fornecer o máximo de detalhes possível, além de acompanhar os comentários deixados nas suas páginas.


6. Invista na divulgação da Black Friday em suas redes sociais


Aproveite o potencial das redes sociais para divulgar suas promoções e criar expectativa para a Black Friday. Utilize anúncios pagos, publique conteúdo relevante, crie teasers e interaja com os seguidores para aumentar o engajamento.


7. Aproveite para vender produtos “parados”


Certifique-se de ter um estoque adequado dos produtos em promoção. A Black Friday é também uma oportunidade para liquidar itens com baixa saída, oferecendo descontos atrativos para estimular as vendas.

Imagem de uma mulher colando etiqueta em uma encomenda para envio.
Capriche nas promoções e kits para otimizar ainda mais suas vendas online


8. Utilize gatilhos de escassez para gerar senso de urgência


Crie um senso de urgência nas suas promoções, destacando que os descontos são por tempo limitado ou que o estoque é limitado. Esse gatilho psicológico estimula os consumidores a tomarem decisões de compra mais rápidas.


Dica de ouro: prepare totalmente a operação da sua loja para a Black Friday 2024 com a Magis5


Chega de se preocupar com picos de demanda e caos nos marketplaces, a Magis5 te coloca no controle total para você escalar as vendas na Black Friday 2024 e em qualquer data sazonal.

Automatize e diga adeus aos erros manuais, com as Magis5, você tem:

  • Sincronização instantânea de estoque, preços e pedidos em todos os marketplaces;
  • Operações impecáveis, sem complicações e sem riscos de prejuízos;
  • Mais tempo para você focar no que realmente importa: vender e crescer.

Maximize seus lucros: 

  • Venda mais na Black Friday 2024 e em todas as datas importantes;
  • Ofereça uma experiência de compra impecável para seus clientes;
  • Aumente sua conversão e fidelize seus consumidores;
  • Detone na lucratividade e conquiste seus objetivos de vendas.

Sua loja, otimizada:

  • Integre com os principais marketplaces do Brasil e do mundo;
  • Personalize suas estratégias de acordo com as suas necessidades;
  • Tenha total controle sobre seus dados e operações;
  • Monitore tudo em tempo real e faça ajustes estratégicos na hora certa.

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Não espere a Black Friday 2024 chegar para se preparar! Comece agora mesmo a otimizar suas operações com a Magis5. Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita, é só clicar aqui ou no banner abaixo.

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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