Shopee Xpress (SPX) é um serviço de logística integrado oferecido pela plataforma da Shopee, visando melhorar a experiência de entrega tanto para vendedores quanto para compradores.
A Shopee Xpress é uma das soluções que os empreendedores que vendem através do marketplace da Shopee podem utilizar para aumentar a agilidade de suas entregas.
Com a alta demanda e concorrência das lojas online e dos marketplaces, é necessário que os vendedores aprimorem seus processos logísticos para oferecer entregas mais rápidas aos consumidores. Caso contrário, os concorrentes podem ganhar vantagem. Coloque-se no lugar do consumidor: quem não gostaria de receber seu pedido o mais rápido possível?
Neste artigo, falaremos sobre a entrega expressa da Shopee disponibilizada para seus sellers, como funciona, se realmente vale a pena e outros pontos que você, empreendedor, poderá explorar ao ler o conteúdo. Boa leitura!
O que você vai encontrar nesse artigo?
- 1 O que é Shopee Xpress (SPX)?
- 2 Como funciona o Shopee Xpress?
- 3 Prazo de postagem para os vendedores da Shopee
- 4 Qual é o prazo de entrega através do Shopee Xpress?
- 5 Logística reversa pelas transportadoras parceiras do Shopee Xpress
- 6 Dúvidas frequentes sobre o Shopee Xpress
- 7 Vale a pena fazer parte do Shopee Xpress? Como posso otimizar ainda mais minhas entregas com essa modalidade?
O que é Shopee Xpress (SPX)?
Shopee Xpress (SPX) é um serviço de entrega exclusivo e expresso, disponível apenas para vendedores selecionados dentro do marketplace da Shopee. Este serviço de logística gerencia todas as etapas do processo de remessa, desde a coleta dos produtos até a entrega ao consumidor final, utilizando transportadoras parceiras da Shopee.
A grande vantagem de usar o Shopee Xpress é sua capacidade de acelerar significativamente o processo de envio, garantindo que os produtos cheguem nas mãos dos consumidores de forma mais rápida e eficiente. Isso melhora a experiência do cliente, algo fundamental para qualquer negócio que deseja crescer.
Como exemplo, uma pesquisa realizada pela 121 Labs, através da plataforma Hazo.app, apontou que 71% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por um produto se tiverem uma boa experiência com a marca.
Além dos benefícios que podem aumentar o lucro do empreendedor, o Shopee Xpress oferece maior controle sobre o processo de entrega para Shopee. O vendedor pode acompanhar o status da remessa em tempo real, assim como o consumidor pode verificar o status de seu pedido.
Como funciona o Shopee Xpress?
O “Shopee express” funciona como um método de retirada de pedidos que proporciona segurança, comodidade e rapidez aos vendedores, desde a coleta até a entrega dos produtos. A Shopee gerencia todo o processo logístico, facilitando o rastreamento e a gestão das encomendas.
Veja a seguir como funciona esse processo:
1º Passo: prepare o seu pedido, realize o processo de expedição, emita a nota fiscal e deixe o pedido separado.
2º Passo: após receber a confirmação de que o pedido está pronto para coleta, a Shopee encaminhará um de seus parceiros logísticos.
3º Passo: o parceiro da Shopee irá até o seu endereço para coletar os pacotes, verificando se estão conforme o indicado, sem danos, embalados corretamente e atendendo aos requisitos de qualidade do marketplace.
4º Passo: após concluir o processo de bipagem dos pacotes e registrar possíveis inconsistências, o vendedor assina o documento de confirmação para concluir a coleta.
5º Passo: após a coleta, os produtos são encaminhados para um Centro de Distribuição da Shopee e, em seguida, transportados até o cliente pela transportadora xpress parceira. É possível acompanhar todo o processo através do site da Shopee utilizando o código de rastreamento.
Atenção, seller! A Shopee informa que as diretrizes sobre peso e dimensões máximas dos pacotes devem ser consultadas com cada transportadora da região.
Que tal explorar um universo de oportunidades e estratégias de vendas na Shopee? Assista ao vídeo da Magis5 e descubra tudo sobre a plataforma e suas funcionalidades!
Prazo de postagem para os vendedores da Shopee
Você, vendedor, deve estar atento aos prazos de postagem para que a coleta do Shopee Xpress ocorra corretamente. Caso contrário, seu pedido pode ser cancelado, prejudicando sua reputação no marketplace.
Os prazos de postagem indicam a data limite para que seus pedidos estejam prontos para a coleta. A própria Shopee fornece um exemplo disso, conforme mostrado abaixo:
Qual é o prazo de entrega através do Shopee Xpress?
O prazo de entrega da Shopee Express varia de acordo com a localização dos centros de distribuição e o destino final do pacote. Como a Shopee é uma empresa relativamente nova no Brasil, a abrangência de seus centros de distribuição ainda não é tão ampla quanto a de outros marketplaces.
Atualmente, a Shopee possui dez centros de distribuição no país, todos localizados nas regiões Sul e Sudeste. Além desses grandes galpões, a empresa conta com 100 hubs logísticos menores e 1,4 mil pontos de coleta e entrega para seus vendedores.
A Shopee tem investido constantemente na expansão de seus centros de distribuição para reduzir os tempos de entrega em mais regiões. Portanto, as expectativas são de que esses prazos sejam diminuídos ao longo do tempo para um número maior de localidades.
Para conferir os pontos de coleta Shopee Xpress é só acessar o site do marketplace clicando aqui.
Logística reversa pelas transportadoras parceiras do Shopee Xpress
No caso da logística reversa, ou seja, devoluções de produtos, algumas das transportadoras realizam esse processo para o vendedor nas seguintes situações:
- Insucesso na entrega: quando a transportadora tenta realizar a entrega, mas não tem sucesso, o pacote é retornado ao vendedor.
- Cancelamento de pedidos: quando um pedido já foi coletado pela transportadora, mas o consumidor cancela o pedido, o produto é devolvido ao vendedor.
- Avaria nos produtos em casos de insucesso na entrega: quando um produto não é entregue ao comprador e, na devolução ao vendedor, está avariado. Nesse caso, se for comprovado que o vendedor embalou o produto corretamente, ele pode abrir uma disputa com a transportadora para reverter os prejuízos.
Dúvidas frequentes sobre o Shopee Xpress
Quem realiza a entrega do Shopee Xpress?
As entregas são realizadas por uma rede própria de logística da Shopee, em parceria com transportadoras regionais, visando garantir um serviço rápido e confiável.
Quais são os horários de entrega?
Já se perguntou até que horas a Shopee entrega? Bem, os horários de entrega são alinhados com cada centro de distribuição, estrategicamente localizados no Brasil para otimizar o processo de envio e entrega. Esses horários podem variar de acordo com a transportadora.
De acordo com a lei, as entregas podem ser realizadas em três turnos: pela manhã (das 7h às 12h), à tarde (das 12h às 18h) e à noite (das 18h às 23h).
Todos os vendedores da Shopee podem entregar através do Shopee Xpress?
Se você estiver em uma área atendida pelo Shopee Xpress (SPX), sua operação no marketplace será vinculada automaticamente a essa modalidade. No entanto, é necessário vender através de um CNPJ, não como pessoa física.
Como o Shopee Xpress pode ajudar os vendedores do marketplace?
Para os vendedores, o Shopee Xpress oferece uma solução logística simplificada, ajudando a melhorar a satisfação do cliente com entregas mais rápidas e um processo de envio menos complexo. Isso pode resultar em mais avaliações positivas e maior fidelização dos clientes.
Vale a pena fazer parte do Shopee Xpress? Como posso otimizar ainda mais minhas entregas com essa modalidade?
Sim, a Shopee Xpress é uma modalidade logística essencial para os vendedores do marketplace. Ela oferece uma melhor experiência ao consumidor, que, como vimos, é um fator que gera mais faturamento para os empreendedores. A agilidade nas entregas é um dos pilares para que isso ocorra, mas é igualmente importante que o processo de expedição seja eficiente e rápido.
Para otimizar suas entregas com a Shopee Xpress, é importante que todo o processo de expedição seja feito de forma eficaz. Utilizar hubs, como o Magis5, que são softwares focados em quem vende em marketplaces, pode agilizar esse processo operacional através da automação da emissão de notas fiscais, por exemplo.
Isso permite que sua equipe simplesmente imprima a etiqueta com a nota da Shopee, cole no pacote, e ele estará pronto para coleta. Simples, não é?
Conheça mais sobre as funcionalidades do hub de automação e integração Magis5 e permita-nos auxiliar na transformação do sucesso do seu negócio.