7 dicas para vender na Shein e melhorar sua performance no marketplace chinês

por | 17 de julho de 2023 | E-commerce, Marketplaces

Aos vendedores que estão interessados em vender na gigante do fast-fashion e uma das marcas mais populares do país e do mundo, é preciso ter estratégias assertivas para destacar-se da concorrência e extrair o melhor do crescimento acelerado da Shein.

Para começar a vender na Shein e conseguir um bom desempenho em seu marketplace, é preciso mais do que somente estar presente na plataforma.

Assim como em outros marketplaces, a presença da concorrência irá crescer cada vez mais, e, em um espaço onde os diferenciais dos produtos são essenciais para ter mais visibilidade, é preciso ter estratégias certeiras para ter lucratividade.

Afinal, a abertura para vendedores brasileiros em seu marketplace não deve ser ignorada pelos empreendedores, já que a Shein é o e-commerce mais popular do mundo quando o assunto é moda e fast fashion em 2022. É o que aponta os dados de pesquisa do Google, os quais foram analisados durante 12 meses pela empresa Money.co.uk:

Mapa mundial de maiores marcas de modas no mundo, onde a Shein domina o mercado
Reprodução: Money.co.uk

Superando a Zara, e estando em grandes nações como o próprio Brasil, a Shein é uma grande oportunidade para os sellers crescerem seus negócios, e esse será o ponto deste artigo com o objetivo de fazer você, lojista, vender mais na Shein e ter maior escalabilidade. Vamos lá?

Primeiro, como vender na Shein?

Imagem escrita "Shein para vendedores locais" com duas mulheres brancas ao lado.

Com a abertura para vendedores brasileiros em 2022 e tendo mais destaque agora, em 2023, para começar a vender na Shein o lojista deve entrar em seu portal de cadastro de vendedores e preencher com informações como:

  • CNPJ;
  • Nome do representante legal da empresa, telefone e seu documento;
  • Visão geral do negócio, fotos do estabelecimento, site etc.;
  • Categorias principais que deseja vender na Shein;
  • Arquivo de licença comercial;
  • Entre outras informações.

Após isso, você terá que esperar o retorno da Shein. O qual pode ser acompanhado igualmente no portal do vendedor.

Atualmente a Shein possui uma comissão de 10% por cima dos produtos vendidos em seu marketplace, mas a taxa é zerada nos primeiros 90 dias, o que dá um tempo considerável para que o lojista consiga entender e criar mais relevância na plataforma.

7 dicas para aumentar suas vendas na Shein e crescer seu e-commerce

Peças de xadrez empilhadas em um pódio com logo da Shein no topo

1. Entenda o público-alvo da Shein

Ao começar a vender na Shein — assim como em quaisquer outros canais de venda — é crucial compreender o perfil do público do marketplace

A Shein é conhecida por atrair principalmente um público jovem, da geração Z e millennials  interessados em moda acessível e tendências atuais. Para obter sucesso na venda de seus produtos na Shein, você precisa estar familiarizado com os estilos populares e as preferências de compra desse público.

Realize pesquisas de mercado para identificar as tendências de moda mais relevantes, tanto localmente quanto globalmente. O que pode ser feito através da análise de quais são os produtos mais populares na Shein, comentários em produtos que são similares aos que pretende vender, como seus concorrentes estruturam seus anúncios, entre outras características que ache necessário para tal análise.

Ao entender as preferências dos clientes, as quais podem divergir de outros marketplaces, você poderá adaptar seu catálogo de produtos e suas estratégias de marketing.

Uma abordagem eficaz é acompanhar as mídias sociais da Shein, como Instagram e TikTok, onde você pode encontrar inspiração e entender as tendências em alta, e ver nessas próprias redes sociais as hashtags da marca, que contam com milhares de conteúdos de pessoas que compram no e-commerce e tirar insights a respeito.

Por fim, você, empreendedor, pode adaptar a persona de seu negócio de acordo com o que for analisado na Shein, criando, assim, um novo perfil para se adequar às demandas exigidas do público do marketplace.

2. Otimize seu catálogo de produtos e seus anúncios

Para se destacar na Shein e atrair a atenção dos compradores, é essencial ter uma boa seleção de produtos, afinal, os marketplaces são como shoppings virtuais onde a vitrine de uma loja será o que irá atrair o comprador.

Todavia, ao se vender na Shein é preciso já estar bem definido quais categorias que você irá vender, pois, para alterar ou acrescentar algo, será necessário novamente a aprovação da equipe da empresa.

Tendo isso em mente, a otimização adequada ajudará a aumentar a visibilidade dos seus produtos e a maximizar suas chances de conversão, mas para isso é preciso ter atenção nos seguintes pontos:

Imagens de alta qualidade: a Shein exige que os sellers subam determinadas imagens nos anúncios. Primeiro, uma com zoom para mostrar os detalhes do tecido e uma com diagrama de bloco de cores — para ser possível fazer as variações dentro do anúncio.

Além disso, certifique-se de ter imagens claras, atraentes e de alta resolução para exibir seus produtos. Mostre diferentes ângulos, detalhes importantes e, sempre que possível, inclua fotos de pessoas usando as peças de roupa, o que ajudará o comprador a visualizar melhor o produto.

Descrições detalhadas: escreva descrições precisas e informativas para cada produto. Inclua informações sobre o tamanho, material, medidas e outras características relevantes. Destaque os benefícios e recursos exclusivos do produto, além de fornecer orientações de cuidado e instruções de uso, se aplicável.

Palavras-chave relevantes: com a análise realizada na primeira dica que demos, essa etapa será mais fácil, afinal, você poderá utilizar as palavras-chave mais relevantes para o seu produto de acordo com o que foi analisado, e, após isso, inclui-las nas descrições e títulos. 

De tal forma, será mais fácil para os compradores acharem seu produto, já que aumentará a visibilidade do seu produto nos resultados de pesquisa da Shein. 

Categorização adequada: além do que foi dito a respeito de que para mudar ou adicionar categorias precisa da aprovação da equipe da Shein, é necessário se certificar de categorizar seus produtos corretamente no marketplace. 

Dessa maneira, você facilita a navegação dos compradores e permite que eles encontrem seus produtos mais facilmente. Preste atenção às categorias, subcategorias e filtros disponíveis na plataforma para garantir a precisão da classificação dos seus produtos.

Avaliações e comentários: incentive seus clientes a deixarem avaliações e comentários sobre seus produtos na Shein. Além deles ganharem pontos na plataforma ao fazer isso, as suas avaliações positivas ajudam a construir confiança e credibilidade na sua marca, o que influencia de forma positiva a decisão de compra de outros clientes em potencial.

Interface da Shein em seu aplicativo e em seu site

3. Ofereça produtos exclusivos e demonstre diferencial

Para se destacar entre a concorrência na Shein e atrair a atenção dos compradores, é importante oferecer produtos diferenciados e, caso sua loja já tenha esse diferencial em seu catálogo, o seu trabalho será de os comunicar.

Caso não, temos algumas estratégias que você pode começar a implantar:

Coleções exclusivas: sabemos que desenvolver produtos não é algo fácil, mas para uma plataforma onde os diferenciais de quaisquer peças, sejam roupas, mochilas, entre outros artigos, podem garantir mais clientes, é importante desenvolver coleções exclusivas.

Para tal, desenvolver parcerias com designers locais, marcas independentes ou até mesmo a criação de uma linha de produtos própria podem ser o caminho inicial para um catálogo de sucesso.

Edições limitadas: ter produtos com edições limitadas, disponíveis por um período específico ou em quantidades limitadas,  cria um senso de urgência e incentiva os compradores a agirem rapidamente para adquirir o produto antes que ele se esgote. Tais edições podem ocorrer em períodos sazonais como Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, entre outras.

Personalização: procure personalizar o seu atendimento ao focar também em um bom pós-venda através de práticas como unboxing, folders com cupons de desconto nos pedidos, brindes especiais, entre outras possibilidades que tornem a experiência do cliente excepcional.

Itens exclusivos para a Shein: considere criar produtos exclusivos que estejam disponíveis apenas na Shein. Podem ser uma linha de produtos específica ou variações exclusivas de produtos existentes. Ao oferecer algo único aos clientes da plataforma, você aumenta seu apelo e atrai compradores em busca de itens especiais.

4. Tenha preços competitivos e promoções atrativas

O e-commerce chinês é altamente conhecido por seus preços baixos e suas promoções agressivas, e, para conseguir vender mais na Shein, é preciso ter em mente que tanto você quantos outros vendedores precisam se adaptar ao ambiente competitivo do marketplace.

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado para entender os preços praticados pelos concorrentes na Shein. Dessa maneira você conseguirá analisar e definir preços competitivos para seus produtos. 

Assim como dito nos tópicos anteriores, os preços promocionais podem ser implementados em datas sazonais ou através de cupons de descontos vindo de outras compras ou da própria Shein que oferece códigos de descontos.

Certifique-se de considerar fatores como qualidade, valor percebido, comissão do marketplace e demanda existente ao determinar seus preços, mas também é importantíssimo ter uma boa margem de lucro e não ter valores que prejudiquem seu faturamento a médio e longo prazo para manter seu negócio saudável.

5. Invista em marketing em outras mídias

Para um negócio crescer no e-commerce como um todo, é preciso investir em marketing digital, e para vender em marketplaces como a Shein não é diferente.

Ampliar sua presença em redes sociais como Tik Tok e Instagram é o primeiro passo para alcançar um público maior. 

Ao criar conteúdos, especialmente em vídeo, com dicas, tutoriais, materiais de valor para seu público, guias de estilo e, junto a isso, implementar os produtos de sua loja nos looks apresentados ou trends —aproveitando o alcance e relevância das hashtags da Shein —, e, em seguida, direcionando o visitante à sua página na plataforma pode te garantir mais vendas e interesse em sua loja.

Lousa com classificação em estrelas, sendo marcado o "5 estrelados".

6. Tenha um bom atendimento ao cliente e mantenha sua reputação na Shein

Oferecer um excelente atendimento ao cliente é fundamental para melhorar sua performance na Shein e construir uma reputação positiva no marketplace

Ao pensar nisso, o primeiro passo para que sua reputação não seja afetada, é não ter atrasos na hora de realizar a expedição. Na Shein, o vendedor tem até 24 horas para expedir o pedido, caso seja enviado com atrasos, a plataforma aplica penalidades em sua reputação, o que diminuiu a visibilidade da loja e de seus anúncios.

A entrega rápida e com transparência, agrega no bom atendimento ao cliente, não apenas aumentando a satisfação do cliente, mas, também, gerando recomendações e fidelização. 

Além da parte logística, é essencial focar nos princípios para um bom atendimento tanto durante a compra quanto no pós-venda, como:

  • Respostas rápidas, com uma comunicação clara e transparente;
  • Ampliar seus canais de atendimento e comunicação, seja na própria Shein ou em redes sociais como Instagram e WhatsApp;
  • Dar atenção aos feedbacks e avaliações de seus compradores.

7. Não se esqueça da sua análise de dados e métricas de vendas

Um negócio só consegue crescer se for realizado uma constante análise de dados e acompanhamento das métricas de vendas para melhorar continuamente sua performance e estratégias, e no marketplace da Shein não é diferente.

Dentro dessa análise é importante dar atenção a pontos como:

Avaliação de desempenho: acompanhar métricas como taxa de conversão, número de visualizações, avaliações dos clientes e taxa de retorno ajudará você a avaliar o desempenho da sua loja na Shein. Identificar áreas de melhoria, como problemas recorrentes ou gargalos na jornada do cliente, permitirá que você faça ajustes e aprimore a experiência de compra dos clientes.

Identificação de tendências: analisar os dados de vendas permite identificar tendências de produtos, categorias e comportamento do cliente. Compreender quais produtos estão em alta demanda, quais são menos populares e quais tendências estão surgindo ajudará você a adaptar seu inventário e estratégias de marketing para atender às necessidades dos compradores.

Tomada de decisões mais assertivas: os dados e métricas de vendas fornecem insights valiosos para ações estratégicas. A partir disso, você pode determinar quais produtos devem ser promovidos, ajustar os preços, planejar estoque e estabelecer metas realistas. 

Acompanhamento da concorrência: acompanhar a concorrência igualmente é fundamental para conseguir vender mais na Shein. Afinal, à medida que o marketplace cresce, irá atrair ainda mais concorrência, portanto, veja comentários, avaliações, redes sociais e produtos, identificando fraquezas e oportunidades.

(Extra)Magis5: acelere sua operação e consiga vender mais na Shein

Magis5 + Shein

O Magis5 é um dos primeiros integradores e o único hub de automação a ter integração com a Shein

Através do hub é possível ter total controle sobre sua gestão, operação e utilizar mais de 10 módulos de expedição para se adequar à sua demanda, acelerando seus pedidos, melhorando sua reputação na Shein e a experiência do consumidor.

Além disso, o Magis5 possui funcionalidades como precificação automática, relatórios financeiros, controle e sincronia de estoque entre marketplaces para que sua gestão fique facilitada na Shein e você consiga crescer seu negócio na plataforma.

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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
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