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O que é fulfillment e como funciona?

O que é fulfillment, como funciona, vantagens e por que devo usar em meu e-commerce?

Fulfillment é um conjunto de ações logísticas que buscam otimizar o estoque, custos e entregas tanto para lojas virtuais quanto lojas que vendem em marketplaces.

Se você vende on-line é muito provável que já tenha ouvido falar sobre fulfillment na logística de um e-commerce, assim como temos muitos marketplaces que oferecem esses serviços a quem vende em suas plataformas.

Só no segundo de 2022, a taxa de aumento de aluguel de galpões — utilizados para os centros de distribuição de e-commerces e serviços fulfillment — foi de 384% em comparação ao mesmo período de 2019, dados da SDS Properties, associada da Associação Brasileira de Logística (Abralog) e da Fulwood.

Um serviço fulfillment é fundamental para lojas que estão crescendo e precisam melhorar seu desempenho sem ter que fazer altos investimentos.

Dessa maneira, o fulfillment garante mais espaço para estoque e entregas mais rápidas em diferentes regiões através da terceirização dessas etapas.

Nos próximos tópicos vamos falar mais sobre fulfillment, como funciona e quais são todas suas vantagens. Tenha uma boa leitura!

O que é fulfillment?

Galpão logístico com caixas contendo produtos em três fileiras

Fulfillment é um processo logístico que atinge e liga todos os pontos do ciclo de um pedido, desde estoque e realização da compra por parte do cliente até o pós-venda.

O fulfillment, traduzido do inglês como “cumprimento” ou “realização”, é essencial para quem vende em e-commerce e marketplaces para que os seus produtos cheguem com agilidade e assertividade nas mãos do consumidor final.

Através desses serviços, o empreendedor leva parte — ou totalmente — de seu estoque para um Centro de Distribuição de uma determinada empresa que ficará responsável por armazenar, separar, embalar, faturar e despachar o produto para ser entregue ao cliente.

Darei alguns exemplos mais à frente para que fique claro a você como funciona o fulfillment.

O processo fulfillment pode ser bastante complexo e envolve várias etapas que precisam ser cumpridas para garantir que o pedido seja rapidamente entregue com eficiência e é por isso que muitos marketplaces disponibilizam tais serviços — como Mercado Full Envios — a seus vendedores para que eles possam ter maior qualidade em seus processos e mantenham a reputação da própria plataforma. 

Como funciona um fulfillment?

O serviço fulfillment funciona da seguinte maneira:

Infográfico sobre como funciona um serviço fulfillment com etapas desde o armazenamento até o pós-venda
  • O empreendedor ou responsável por cuidar dessa parte da operação escolhe quais produtos irão ser transferidos para a empresa responsável por cuidar do armazenamento;
  • A empresa responsável busca —  ou recebe —  o estoque, leva-o até seus Centros de Distribuição, faz a inspeção e contagem das mercadorias e o armazena de forma organizada para que seja facilmente encontrado na etapa de picking;
  • Quando o vendedor realiza uma venda na plataforma de e-commerce, por exemplo no Mercado Livre, o sistema fulfillment captura o pedido, verifica a disponibilidade do produto e inicia o processo de preparação para envio, cuidando de separar, faturar e embalar o pedido, ou seja, toda a parte da expedição;
  • Em seguida, o produto será feito o processo de distribuição e entrega do produto até o cliente. A empresa de fulfillment fornece as informações de rastreamento para que o comprador —  assim como o vendedor —  possa acompanhar o status da entrega em tempo real.
  • O fulfillment também cuidará da logística reversa — trocas e devoluções —  caso seja necessário, e, em alguns, até mesmo o pós-venda caso ocorra algum problema e o cliente necessite de atendimento.

Quais são as vantagens de ter um serviço fulfillment em meu negócio?

alguém entregando uma caixa com encomenda nas mãos de outra pessoa

Economia de tempo e recursos, incluindo em datas sazonais

Ao terceirizar o processo de fulfillment, os empreendedores podem economizar tempo e recursos preciosos.

Gerenciar a logística internamente pode ser uma tarefa complexa e demorada, envolvendo a contratação de uma equipe extra em épocas com maiores demandas, a implementação de sistemas de gestão de estoque e a manutenção das operações de envio. 

Com um serviço de fulfillment, essa responsabilidade é transferida para especialistas que já possuem a infraestrutura e os processos em vigor.

Escalabilidade sem complicações

Uma das grandes vantagens de utilizar um serviço de fulfillment é a capacidade de expandir os negócios de forma eficiente. 

À medida que as vendas aumentam, o empreendedor pode enviar produtos para o fulfillment escolhido, que facilmente lidará com o aumento da demanda sem a necessidade de investir em mais espaço de armazenamento, equipamentos ou pessoal adicional, o que proporciona uma maneira rápida e simplificada de escalar um negócio.

Redução de custos de armazenamento

Manter um espaço de armazenamento próprio pode ser custoso, especialmente em áreas de alto custo imobiliário. 

Com um serviço de fulfillment, os empreendedores eliminam a necessidade de arcar com despesas relacionadas ao aluguel, manutenção e gestão de um armazém físico. O que significa que os recursos financeiros podem ser direcionados para outras áreas do negócio.

Acesso a tecnologia avançada

Empresas que oferecem serviços fulfillment frequentemente investem em tecnologia de ponta para otimizar os processos logísticos.

O que inclui sistemas de gestão de estoque sofisticados, software de rastreamento de pedidos e integração com plataformas de e-commerce, como hubs de integração.

Ao utilizar um serviço de fulfillment, os empreendedores têm acesso a essas ferramentas sem a necessidade de investir em sua própria infraestrutura tecnológica a primeiro momento.

Redução de prejuízos e responsabilidades

Ao transferir a gestão do estoque e do fulfillment para uma empresa especializada, os lojistas também conseguem transferir os riscos associados com a alta demanda e amenizar erros sem um maior investimento em equipes maiores. 

Ou seja, preocupações com danos, perdas e roubos de produtos, bem como questões relacionadas à conformidade regulatória e fiscal serão de responsabilidade da empresa de fulfillment que assumirá essas áreas, permitindo que o empreendedor e sua equipe se concentrem em outras prioridades.

Maior foco na estratégia de negócios

Com a logística de fulfillment nas mãos de especialistas, os empreendedores podem concentrar-se no desenvolvimento estratégico de seus negócios.

Isso inclui aprimorar a estratégia de marketing, expandir a linha de produtos e melhorar a experiência do cliente. Ao liberar tempo e energia anteriormente dedicados à logística, os empreendedores têm a liberdade de explorar oportunidades de crescimento de forma mais eficaz.

Quais marketplaces possuem fulfillment? 

Os grandes marketplaces estão cada vez mais investindo em soluções fulfillment através da compra de centros de distribuição ao redor do país para melhorar a qualidade do atendimento tanto de seus vendedores parceiros quanto dos clientes.

Afinal, é a marca desses e-commerces que são identificados pelos compradores, portanto, eles precisam as preservar, oferecendo serviços de qualidade para quem vende em suas plataformas.

Em contrapartida, os lojistas igualmente precisam ter boas práticas para não cair a reputação de sua loja nesses marketplaces.

Mercado Envios Full

O Mercado Envios Full, do Mercado Livre, foi o pioneiro no serviço aqui no Brasil, trazendo tal solução para quem vende em seu marketplace.

O vendedor só possui duas responsabilidades fundamentais ao utilizar o serviço: manter o estoque abastecido e fazer a gestão de suas vendas no painel virtual do Mercado Envios Full.

Magalu Fulfillment

O Magalu Fulfillment, do marketplace Magalu, possui três tipos de modalidades a qual o vendedor pode escolher, sendo: Agência Magalu, Magalu Postagem e Magalu Coletas, cada um com uma especificidade.

O fulfillment do Magalu também realiza um serviço completo, desde a armazenagem até o pós-venda para os clientes finais através de sua grande expansão de centros de distribuição no país.

Fulfillment By Amazon

O FBA é outro serviço de uma grande empresa global, que, de acordo com a própria, os vendedores que utilizam seu serviço fulfillment aumentam cerca de 4 vezes suas vendas.

O Fulfillment By Amazon possui duas modalidades: o FBA On Site e o FBA Classic, onde ambos possuem vantagens tanto nos serviços logísticos quanto na visibilidade dos anúncios dentro do site da Amazon.

Fulfillment Americanas Marketplace

O fulfillment da Americanas Marketplace também está disponível para vendedores de sua plataforma para os auxiliar a terem entregas mais rápidas para os seus consumidores, contando com serviços que atingem até o pós-venda.

Correios Logs+

O Correios Logs+ é o serviço fulfillment oferecido pelo Correios atendendo desde armazenagem de produtos até a logística reversa.

Quem vende on-line através de um e-commerce próprio ou por meios de um marketplace pode contratar os serviços fulfillment do Correios, que pode ser realizada de três formas: pela internet, através do serviço Correios Fácil, ou diretamente com os Assistentes Comerciais, conforme indicado no site oficial.

Como melhorar a gestão de um fulfillment para meu e-commerce?

Envelopes sobre caixas de encomendas

A gestão eficaz da logística de um e-commerce é fundamental para ter sucesso e escalabilidade, e ter critérios para melhorar a maneira que conduz os fulfillments é essencial para avaliar se está valendo a pena para o seu negócio a fim de aprimorar suas estratégias. 

Utilize Hubs de Automação e Integração

Os hubs de automação e integração são ferramentas poderosas para simplificar e otimizar a gestão do fulfillment em seu e-commerce, especialmente quando se trata de operações em marketplaces. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar essas ferramentas:

Integração de marketplaces: ao utilizar hubs de integração para conectar sua loja virtual aos principais marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magalu e outros. Essas integrações permitem que você sincronize automaticamente os produtos, preços e estoque, evitando erros de atualização manual.

Gestão de pedidos centralizada: com um hub de automação, é possível centralizar a gestão de pedidos de vários marketplaces em um único painel de controle, simplificando o processo de processamento de pedidos, economizando tempo e reduzindo erros.

Automatização de tarefas repetitivas: automatize tarefas repetitivas como o faturamento de pedidos, facilitando a expedição e agilizando os processos de sua operação.

Gestão de estoque eficiente: ao usar essas ferramentas, você consegue monitorar em tempo real o estoque de seus produtos em todos os marketplaces, o que ajuda a evitar a venda de produtos fora de estoque e a manter a precisão dos registros de estoque.

Relatórios e análises avançadas: hubs de automação, como o Magis5, oferecem recursos avançados de geração de relatórios e análises, com lucros e prejuízos por período e de acordo com o marketplace para que você possa aprimorar suas estratégias. 

Análise constante de desempenhos

Além das ferramentas de automação e integração, a gestão eficaz do fulfillment requer a análise dos serviços prestados pelas empresas contratadas, algumas outras dicas para se levar em conta:

Avaliação de parceiros de transporte: escolha parceiros de transporte confiáveis e eficientes. Avalie regularmente o desempenho de seus fornecedores de transporte e faça ajustes conforme necessário.

Feedback dos clientes: esteja aberto ao feedback dos clientes e use-o para fazer melhorias contínuas em todos os seus processos.

Conclusão: contratar um serviço fulfillment vale realmente a pena?

Contratar um serviço fulfillment é definitivamente uma ferramenta valiosa para aumentar a velocidade de suas entregas e melhorar a gestão de seus processos logísticos, principalmente para aqueles que vendem em marketplaces e necessitam ter maior concorrência nessas plataformas de vendas on-line.

Porém, é preciso um bom planejamento e gerenciamento de seu estoque, além de decidir estrategicamente quais são os melhores para o seu negócio para que não tenha problemas ou prejuízos.

De tal forma, ter um sistema como um hub de automação auxilia os empreendedores a ter maior controle sobre sua operação e as vendas realizadas em serviços fulfillment nos marketplaces, garantindo-lhe mais possibilidades de serem bem sucedidos.

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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