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Comissão em marketplace: quanto custa vender nos principais sites do e-commerce

por | 2 de fevereiro de 2021 | Marketplaces, E-commerce

O lockdown de 2020 demandou do mercado um novo formato que atendesse às necessidades de consumo e as indicações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse cenário foi extremamente favorável para a consolidação do e-commerce, e para o impulsionamento dos marketplaces.

Dado o cenário, não só os novos players do mercado, mas também aqueles que ainda não vendiam online, viram que precisavam adaptar seus negócios. No entanto, um assunto pertinente que sempre gera dúvidas aos sellers são as comissões dos marketplaces. 

Dessa forma, este texto foi elaborado com a proposta de te informar qual é o custo real para vender em um marketplace, qual costuma ser a porcentagem da sua comissão e como é o modelo de cobrança de cada uma das principais empresas que atuam no segmento no Brasil, confira!

Como funciona a comissão dos marketplaces?

As comissões dos marketplaces funcionam basicamente sobre cada venda que o lojista parceiro consegue realizar na plataforma e costuma ser definida a partir de um determinado percentual sobre o valor total da compra, que pode variar.

A variação das taxas de comissão dos marketplaces acontece tanto em relação à definição do valor por cada uma das plataformas, quanto ao plano que você possui em cada uma delas, pois, em algumas, caso você escolha o plano premium, o valor é maior

Geralmente, essas taxas costumam variar entre 10% e 20%. Dessa forma é muito importante que você coloque elas na precificação do seu produto e estude a melhor maneira de repassá-las para os seus clientes. Ainda, pode adotar diferentes estratégias para fazer isso em cada um das plataformas.

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Quanto é a comissão dos principais marketplaces?

Abaixo, vamos listar o valor da comissão dos principais marketplaces. Confira:

Quanto custa vender no Mercado Livre?

No Mercado livre, a comissão para produtos novos e usados é a mesma. Contudo, ela vai depender do valor total do produto, tendo um acréscimo de R$ 5,00 por unidade em mercadorias abaixo de R$ 79,00.

O preço do anúncio deve ser superior a R$7,00. Por isso, em caso de venda de produtos com preços inferiores, é necessário a criação de kits, para a venda a partir de uma determinada quantidade.

Além desse acréscimo, a mesma é diferenciada a partir das categorias dos produtos e se o plano é clássico ou premium. Confira, abaixo, a tabela retirada do próprio site do Mercado Livre.

Tabela texto comissao mercado livre Prancheta 1

Para os produtos do plano premium, é oferecido parcelamento sem juros dependendo do valor anunciado. A regra é estabelecida da seguinte forma:

  • Se o produto custar de R$10 a R$14,99, o consumidor poderá parcelar em até 2x sem juros;
  • Se o produto custar de R$15 a R$19,99, o consumidor poderá parcelar em até 3x sem juros;
  • Se o produto custar de R$20 a R$24,99, o consumidor poderá parcelar em até 4x sem juros;
  • Se o produto custar de R$25 a R$29,99, o consumidor poderá parcelar em até 5x sem juros;
  • Se o produto custar de R$30 a R$209,99, o consumidor poderá parcelar em até 6x sem juros;
  • Se o produto custar de R$210 a R$239,99, o consumidor poderá parcelar em até 7x sem juros;
  • Se o produto custar de R$240 a R$269,99, o consumidor poderá parcelar em até 8x sem juros;
  • Se o produto custar de R$270 a R$299,99, o consumidor poderá parcelar em até 9x sem juros;
  • Se o produto custar de R$300 a R$1.499,99, o consumidor poderá parcelar em até 10x sem juros;
  • Se o produto custar mais de R$1.500, o consumidor poderá parcelar em até 12x sem juros.

No entanto, os juros dados aos consumidores são significativamente inferiores ao convencional, lembrando que a parcela nunca será menor do que R$5,00.

Qual é a comissão da Shopee?

A nova política de comissão da Shopee, que entrou em vigor dia 01 de setembro de 2022, determina dois níveis de comissão.

O primeiro nível diz respeito à comissão fixa de 14% sobre o valor do produto vendido. Enquanto o segundo é opcional e diz respeito à política de frete grátis do marketplace.

O seller que optar pelo pacote de frete grátis tem que pagar um adicional de 6% na comissão, inteirando 20% sobre o valor do produto. Dentre os benefícios estão:

  • Disponibilidade de 2+3 cupons de frete grátis para compras acima de R$39 e em frete de até R$20 para serem usados pelos consumidores nos produtos da loja do seller que aderiu ao pacote;
  • Recebimento do selo de destaque da Shopee.

Para quem optar por não pagar o valor adicional, recebe, ainda, 3 cupons com 50% de desconto nos fretes de até R$20 e com compras acima de R$69 para distribuir para seus consumidores, e não recebe o selo de destaque da Shopee.

A Shopee também possui uma nova tarifa sobre o seu comissinamento, pensando em aumentar seu ticket médio. Ela funciona da seguinte forma:

  • Para vendedores que optam pela comissão de 14%, em compras a partir de R$850,00 o preço da comissão será sempre de R$100,00;
  • Para vendedores que optam pela comissão de 20%, em compras a partir de R$500,00 o preço da comissão, também, será sempre de R$100,00.

Essa estratégia é ótima para quem vende produtos com preços mais elevados e que eram reféns de comissões muito altas.

Qual é a comissão da B2W?

A B2W é constituída por alguns dos principais marketplaces brasileiros. Eles são:

  • Lojas Americanas;
  • Submarino;
  • Shoptime.

Como reforçado pela própria empresa, o cadastro de novos sellers é gratuito, não necessitando de um investimento de entrada. A partir da nova atualização de 2022, é cobrada uma comissão, que varia conforme a categoria do produto, de 12% a 19%.

Além dessa comissão, caso você queira, você pode utilizar o B2W Fulfillment, que é uma solução completa de logística ofertada para quem vende na B2W. Com ela, toda a logística e até mesmo atendimento de chamada fica a cargo da empresa e não de você. Para saber quanto custa, porém, é necessário solicitar um orçamento.

Aliás, se o cliente cancelar o pedido dentro do seu prazo de expedição, não haverá cobrança da taxa de comissão, sendo este prazo de 1 dia útil.

Política de frete grátis da B2W

O frete grátis é uma das variáveis que mais influenciam na decisão de compra, por isso, a B2W mudou a política de frete grátis para parceiros sellers no marketplace, uma estratégia de peso para aumentar suas vendas online.

Serão incluídos automaticamente na nova política de frete grátis da B2W Marketplace todos os lojistas que atendem aos seguintes requisitos:

  1. Utilizar o B2W Fulfillment ou o B2W Entrega como parceiro de logística para suas entregas
  2. Enviar seus itens/Fazer a expedição a partir das regiões Sul e Sudeste
  3. O valor do produto vendido for igual ou maior que R$ 100,00.

Para mais informações sobre a comissão da B2W, acesse aqui!

Quanto custa para vender no Magazine Luiza?

O valor da taxa fixa do Magazine Luiza é de 16% sob cada venda, e o repasse do valor total pode ser feito mensalmente ou semanalmente, dependendo da opção do vendedor.

Para pagamentos parcelados, o recebimento do repasse será feito de acordo com o número de parcelas acordado com o comprador. Contudo, é possível solicitar antecipação automática, pagando um adicional na comissão.

Aliás, para vender no marketplace do Magalu, é preciso que a loja tenha mais de um ano e que esteja de acordo com a Receita Federal.

Política de frete grátis do Magazine Luiza

A política de frete grátis do Magazine Luiza, ainda funciona para todos os vendedores, e é oferecido aos consumidores que usam o Super App, aplicativo mobile do marketplace, em compras a partir de R$ 79,00. A cobrança para o vendedor é realizada sob um controle de “despacho no prazo” da seguinte forma:

  • Vendedores que despacham menos de 87% dos produtos no prazo correto subsidiam 100% do valor do frete;
  • Vendedores que despacham entre 87% e 97% dos produtos no prazo correto subsidiam 60% do valor do frete, e o restante é pago pelo Magazine Luiza;
  • Vendedores que despacham mais de 97% dos produtos no prazo correto subsidiam 15% do valor do frete, e o restante é pago pelo Magazine Luiza.

Por isso, é preciso ficar atento aos prazos de despacho de produtos para, então, aproveitar todos os benefícios incentivados pelo marketplace. Os valores do frete são calculados conforme o peso do produto.

Taxas para vender na Amazon

A Amazon tem planos de vendas diversos que acarretam em diferentes custos para que você possa vender seus produtos. No plano de vendas profissional, de acordo com a empresa, é cobrada uma taxa mensal de R$ 19,00 sendo ele indicado para aqueles que planejam vender mais de 10 itens mensais.

Além do plano profissional, existe também o plano individual, sendo indicado para quem planeja vender menos de 10 itens mensais, A taxa cobrada, por sua vez, é de R$ 2,00 para cada item vendido.

Nestes dois planos, existe uma porcentagem de comissão e uma comissão mínima aplicável. Elas variam de acordo com a categoria do produto conforme a tabela abaixo, retirada do próprio site da empresa:

tabela de comisssao categorias da amazon marketplace

Cabe ressaltar que acessórios para eletrônicos, com valores superiores a R$ 100,00, a comissão é de 15% para os primeiros R$ 100,00  e 10% para o que passar desse valor. Já quando o assunto é móveis, a comissão funciona da mesma forma, só que é de 15% para os primeiros R$ 200,00.

Qual a comissão para vender na Via Varejo?

A Via Varejo – companhia digital composta por Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com.br – não cobra nenhuma taxa fixa para o lojista que começa a vender em suas plataformas. Contudo, suas comissões variam entre 18,5% a 21%, dependendo da categoria do produto vendido.

Qual a comissão para vender no Carrefour Marketplace?

O Carrefour, marca já consolidada no Brasil, tem apostado em seu mais novo marketplace em 2021. A comissão é fixa de 14% para todas as categorias de produtos e o seller pode aproveitar a visibilidade da marca Carrefour para expor os produtos nacionalmente.

Qual a comissão para vender na Netshoes?

A Netshoes funciona da mesma forma da Via Varejo, não existindo nenhum tipo de taxa fixa, apenas de comissão, que pode ir até 25% do valor total do produto (preço + frete), dependendo da categoria do mesmo.

Mas afinal, por que as taxas dos marketplaces costumam ter essa valor?

As taxas dos marketplaces costumam ter essa porcentagem porque elas não englobam apenas os custos de venda. Nelas também existem os seguintes gastos:

  • gateway (taxa administrativa da operação);
  • marketing;
  • sistema antifraude;
  • antecipação AVP (venda a prazo e recebimento do dinheiro);
  • SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente);
  • chargeback (valor não reconhecido pela operadora);
  • custo fixo (aluguel, TI, investimento, mão de obra).

As porcentagens cobradas por cada um desses serviços pode variar. Por isso, cada marketplace define porcentagens diferentes de acordo com a categoria do produto e, também, o plano que o cliente possui.

Agora que você já sabe qual é a comissão de cada um dos principais marketplaces do Brasil e quais são os custos embutidos nelas, você pode considerar com mais clareza e sobriedade quais deles valem mais a pena para você, como seller, traçar sua jornada online.

Cabe ressaltar que você não deve olhar apenas para as taxas, pois cada um desses marketplaces trabalha com benefícios diferentes e atende a personas distintas. Dessa forma, você deve focar suas vendas naquele em que há mais probabilidade de conversão.

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A gente sabe que vender em vários marketplaces, controlar seu estoque e precificar seus produtos levando em consideração sua margem de lucro e a comissão de cada site não é uma tarefa fácil, venha para o Magis5, integre e automatize todos os marketplaces em somente um lugar.

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