Como aumentar as vendas no e-commerce? 15 estratégias para sua loja

por | 25 de abril de 2024 | E-commerce, Empreendedorismo

O e-commerce é um mercado competitivo e é preciso estratégias avançadas para aumentar as vendas on-line de seu negócio.

O mercado do comércio eletrônico ganhou mais destaque ao longo dos últimos anos no Brasil e no mundo.

Não é mais novidade que a pandemia foi a maior consequência desse aumento repentino. 

Somente nos cinco primeiros meses de 2022 houve um aumento no faturamento do e-commerce em 785% em comparação período pré-pandemia — dados da SmartHint.

Além disso, a expectativa é que 2024 tenha um aumento no faturamento de 10,45%, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Porém, o ponto é que: com o aumento da demanda, mais empreendedores surgiram no comércio eletrônico e, como consequência, mais concorrência.

E como crescer em um ambiente cada vez mais competitivo? Por estratégias que mantenham o seu negócio saudável e lucrativo para se destacar no mercado.

Dito isso, trouxemos uma alta variedade de estratégias para que sua loja venda mais nas plataformas de vendas on-line.

Um guia avançado que você deve deixar salvo para sempre pesquisar a respeito 😉. Tenha uma boa leitura!

15 estratégias avançadas para aumentar as vendas no e-commerce em 2024 

Para aumentar suas vendas no e-commerce é preciso pensar além de seus concorrentes e se destacar, seja por preço, valor de sua marca e produto, atendimento, promoções, entre outras maneiras:

1. Conheça sua persona

Primeiro de tudo, antes de buscar resultados no e-commerce, é preciso entender qual é o seu cliente ideal.

Conheça suas necessidades, desejos, medos e dores para poder oferecer a solução certa.

Faça perguntas como: para qual perfil de pessoa a sua loja vende? Quais são seus hábitos de compra, o que ela faz no dia a dia, o que consome, etc.? 

💡 Saiba tudo em: Persona: o que é, exemplos e como criar para desenvolver melhores estratégias para seu negócio

Através do conhecimento da persona, é possível ter estratégias mais assertivas e mais rentáveis para seu negócio ao invés de somente fazer promoções sem direcionamento e resultados.

2. Ofereça condições de fretes grátis e cupons de desconto

O frete é um fator decisivo para os consumidores finalizarem suas compras.

Em uma pesquisa de 2023 realizada pela State of Search Brasil em parceria com a Opinion Box, quando perguntado sobre o motivo dos entrevistados desistirem de suas compras, 75% afirmaram que foi por conta do frete.

Ou seja, criar condições onde o comprador possa ganhar frete grátis ou mesmo algum cupom de desconto para sua compra ou para o próprio frete, é uma maneira de aumentar o fechamento de carrinho.

Essas promoções podem ser aplicadas mais agressivamente em datas sazonais e mais relevantes para seu negócio, por exemplo, já que terá uma demanda maior.

3. Implemente estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz e que pode aumentar as vendas de sua loja digital.

Ele permite que você mantenha seus clientes atualizados sobre novos produtos, promoções e outras novidades, por exemplo.

Mas é preciso ter cuidado com spam, com sua comunicação e com a frequência de seus e-mails.

Além disso, para se obter o e-mail de leads — contatos de possíveis consumidores do seu produto — ou clientes, é preciso ter conseguido essa informação vindo de alguma landing page, campanha ou, no caso de vendedores que vendem unicamente em marketplaces, é preciso tomar outro rumo.

Com essas questões em mente, trarei algumas estratégias de e-mail marketing que você pode implementar:

  • Segmentação de clientes: crie diferentes listas de e-mail para diferentes tipos de clientes, o que permitirá envios de mensagens personalizadas que são prováveis de levar a uma venda.
  • E-mails de carrinho abandonado: se um cliente adiciona um produto ao carrinho, mas não completa a compra, um e-mail de carrinho abandonado pode incentivá-los a voltar e finalizar a compra.
  • E-mails de confirmação de compra: após uma compra, envie um e-mail de confirmação agradecendo ao cliente e sugira outros produtos que possam ser do interesse deles.
  • Ofertas exclusivas: ofereça descontos ou promoções exclusivas para assinantes de e-mail e incentive as compras. Dessa maneira, você incentivará também a inscrição para sua lista de e-mails.

4. Redes Sociais para aumentar sua presença de marca e relacionamento com cliente

As redes sociais são ferramentas que auxiliam a promover a marca do seu negócio, além de dar mais alcance e oportunidades de vendas. Portanto, é preciso ter cuidado com os seguintes pontos:

  • Crie uma voz de marca consistente: o tom e voz da sua marca devem ser consistentes em todas as suas plataformas de mídia social, o que ajudará a construir reconhecimento e confiança.
  • Interaja com seu público: responda a comentários, crie enquetes e faça perguntas para engajar seu público e mostrar que você valoriza suas opiniões.
  • Use conteúdo visual atraente: imagens e vídeos atraentes podem capturar a atenção do seu público e fazer com que eles compartilhem seu conteúdo. O Instagram e o Tik Tok são oportunidades de atingir seu público através de vídeos mais descontraídos ou educativos.
  • Promova seus produtos de maneira criativa: em vez de apenas postar fotos de seus produtos, pense em maneiras criativas de mostrá-los em ação.
  • Explore parcerias com influenciadores: trabalhar com influenciadores que se alinham com sua marca pode ajudar a aumentar sua visibilidade e credibilidade.

5. Utilize influenciadores digitais

Os influenciadores digitais podem parecer algo distante a depender do tamanho de sua loja, mas falar sobre eles não é necessariamente sobre pessoas que têm milhões de seguidores.

Os influenciadores têm potencial para realizar a promoção de produtos e aumentar as vendas. 

Além dos influenciadores populares, os nanoinfluenciadores são indivíduos que possuem um número menor de seguidores em comparação aos tradicionais, entre 1.000 e 10.000, porém, costumam ter um público altamente engajado e nichado.

O envolvimento mais próximo com seus seguidores permite aos nanoinfluenciadores estabelecer um relacionamento de confiança e autenticidade. 

Ou seja, as suas recomendações podem ser percebidas como mais genuínas, o que pode levar a taxas de conversão mais altas. 

Portanto, a colaboração com nanoinfluenciadores que tenha relação com seu nicho de produtos pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a sua visibilidade. 

6.Maximize seu ticket médio com técnicas de upselling e cross-selling

Outras táticas que podem ser utilizadas para aumentar o seu ticket médio são o upselling e o cross-selling. 

O upselling é quando você incentiva o cliente a comprar uma versão mais cara e completa do produto que ele está comprando. 

Por exemplo, se o cliente irá comprar um celular, você pode sugerir um modelo mais avançado que possui mais funcionalidades por uma quantidade um pouco maior.

Já o cross-selling é quando você sugere produtos que complementam o item que o cliente está comprando. 

Por exemplo, se o cliente está comprando um notebook, você pode sugerir que ele também compre uma mochila para notebooks, um mouse sem fio ou um pacote de software de produtividade.

Exemplo de uma venda cross selling em um e-commerce, com um creme mais a sugestão complementar da loja.
Exemplo de cross selling

Essas técnicas não apenas aumentam o valor do pedido, mas também melhoram a experiência do cliente, pois você o ajuda a encontrar produtos que podem atender melhor às necessidades ou melhorar a utilização do produto principal que estão comprando.

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7. Implemente táticas de SEO e copywriting para seu e-commerce

O SEO — o Search Engine Optimization — são práticas para melhorar o posicionamento de suas páginas nos mecanismos de busca como Google.

Use palavras-chave relevantes para o seu negócio e nicho dentro de seu e-commerce, otimize suas páginas de produtos e, se possível, crie conteúdos para melhorar seu ranking e aumentar a possibilidades dos consumidores o encontrarem de maneira orgânica.

Já o copywriting são textos persuassivos que auxiliam a aumentar a conversão de suas vendas.

As técnicas de copywriting podem ser aplicadas em anúncios de seus produtos, redes sociais, comunicações via e-mail e WhatsApp e muito mais.

8. Otimize a experiência do usuário no site

Ter um site fácil de navegar é essencial para garantir que seus clientes encontrem o que precisam sem dificuldade. 

Uma interface amigável e intuitiva ajuda os usuários a se sentirem mais confortáveis, o que pode levar a um aumento em suas vendas. 

Além disso, proporcionar uma experiência de checkout simples é igualmente importante. 

Você pode incluir processos que permitam os usuários concluir uma compra sem ter que criar uma conta, oferecer várias opções de pagamento e garantir que todo o processo seja rápido e livre de erros. 

 9. Utilize a análise de dados

O papel dos dados para quem vende on-line é de extrema importância, já que é o ato da compra é mais impessoal do que comparado a uma loja física.

Os dados podem ajudá-lo a entender o comportamento do seu cliente a partir da análise de informações relevantes de compra, como frequência, quais produtos foram para o carrinho e não foram finalizados, ticket médio, etc.

A partir dessa análise é possível personalizar suas ofertas para aumentar as vendas e faturamento.

Um hub de automação, por exemplo, pode te ajudar através de relatórios financeiros ou mesmo por meio de dados da sua operação para visualizar gargalos.

10. Reforce a sua presença digital em múltiplas plataformas

Ter uma presença digital em várias plataformas on-line é uma maneira eficaz de aumentar sua visibilidade e alcançar um público maior. 

Esta estratégia não se limita apenas a redes sociais, mas participação em fóruns de discussão, desenvolvimento de um aplicativo móvel e muito mais. 

Por exemplo, se você vende em somente um ou dois marketplaces, por que não analisar outros que seriam interessantes para sua loja? 

Ou mesmo, caso você só venda em marketplaces, por que não criar um site unicamente para sua loja também?

Cada plataforma oferece uma oportunidade única para se conectar com diferentes segmentos do seu público-alvo.

Escolha as plataformas que fazem mais sentido para o seu negócio e onde você acredita que seu público-alvo está mais ativo. 

11. Desenvolva uma estratégia omnichannel eficaz

Em complemento ao tópico anterior, os clientes esperam uma experiência de compra consistente em todos os canais de seu atendimento.

Uma estratégia omnichannel eficaz pode ajudar a aumentar a lealdade do cliente através da transparência de sua comunicação. 

Portanto, é importante ter um sistema onde as informações do comprador sejam unificadas e ele possa migrar de canal sem perder a qualidade de atendimento.

12. tenha um Pós-venda e programas de fidelidade atraentes

Cuidar do seu pós-venda é importantíssimo para ter uma maior retenção de clientes, seja através do envios de folders em seus pacotes, sugestões de novas compras etc.

Um exemplo é o uso do up-selling —que foi dito nos tópicos anteriores —, de acordo com o livro Marketing Metrics, a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60% a 70%, enquanto a probabilidade de vender para um novo cliente é de apenas 5% a 20%.

Os programas de fidelidade fazem parte do pós-venda e, quando implementados de forma eficaz, têm o potencial de incentivar os clientes a aumentar o volume e a frequência das suas compras.

Estes programas, que recompensam os clientes por repetir as compras, podem aumentar a lealdade à marca ao mesmo tempo que incentivam um gasto maior.

Além disso, ao personalizar estes programas conforme as preferências e necessidades de cada consumidor, pode-se potencializar ainda mais o seu impacto. 

Boas maneiras de realizar esse processo de personalização no programa é incluir ofertas exclusivas, descontos especiais ou acesso antecipado a novos produtos.

Outro ponto importante é a facilidade de uso do programa de fidelidade.  Os clientes devem poder ganhar e resgatar recompensas facilmente, sem ter que passar por processos complicados ou demorados.

Desta forma, eles serão mais propensos a participar ativamente do programa e, como consequência, a comprar mais.

💡 Leia mais em: Como Fazer um Pós-Venda Eficiente: 5 Dicas para o seu E-Commerce

13. Invista mídia paga em marketplaces e outras plataformas

Os marketplaces são uma excelente forma de alcançar um público mais amplo e aumentar as vendas.

O uso de estratégias de ads, ou os anúncios patrocinados, em marketplaces como Shopee e Mercado Livre, são necessários para se destacar perante a abundância de concorrentes. 

As publicidades dentro desses marketplaces se tornam mais baratas do que comparadas as do Google Ads ou Meta Ads, por exemplo, e elas podem ser complementares caso o empreendedor venda a partir de marketplaces e loja virtual própria.

Ao investir, os anúncios de seus produtos serão exibidos no topo dos resultados de pesquisa, o que pode resultar em aumento da visibilidade e levar a mais vendas.

Além disso, as plataformas permitem que você analise suas campanhas patrocinadas a partir de relatórios, o que auxiliará a ver os seus erros, acertos e entender mais seu público.

Normalmente, é recomendado reservar o investimento em advertising em produtos que mais vendem de forma orgânica para potencializar seus lucros.

14. Explore novos mercados e nichos de produtos

Expandir para novos mercados ou explorar nichos de produtos inexplorados pode ser uma estratégia eficaz para aumentar suas vendas no e-commerce.

Diversificar sua linha de produtos para incluir novos nichos pode ajudá-lo a alcançar clientes que podem não ter sido atendidos anteriormente e explorar tendências do mercado.

Para ocorrer, é necessário estar atento ao seu segmento e às novidades que o cercam, como produtos novos que o público deseja.

Ou seja, tanto a expansão para novos mercados quanto a exploração de novos nichos de produtos exigem pesquisa e planejamento cuidadosos.

É importante entender as necessidades e preferências da sua persona — que falamos no primeiro tópico, lembra? —, bem como a dinâmica do mercado e da concorrência em qualquer novo espaço 

15. Incentive avaliações e feedbacks de clientes

As avaliações dos clientes podem ajudar a construir confiança e influenciar as decisões de compra de outros clientes.

Afinal, o depoimento de alguém que já comprou vale mais do que a comunicação de uma marca a respeito de seu produto.

De acordo com um estudo da Edge by Ascential, organização que analisa e mensura empresas no varejo on-line, um produto pode aumentar as vendas até 5% a cada 10 comentários.

Além disso, o mesmo estudo aponta que 97% dos consumidores informam que avaliações influenciam na sua decisão de compra.

Portanto, é essencial que você solicite que clientes avaliem sua loja após a conclusão de uma compra, ou caso ele tenha feito uma avaliação negativa e ter resolvido seu problema, incentivá-lo a reavaliar a empresa.

(Extra)Utilize ferramentas de automação à medida que sua loja cresce

Quanto mais uma loja cresce, mais é necessário investir em tecnologias que facilitem o dia a dia da sua operação e de sua equipe.

Afinal, você, empreendedor, não pode perder horas do seu dia a dia preenchendo notas fiscais de forma manual ou despachando suas mercadorias, certo?

Além disso, gerenciar os anúncios de sua loja em cada marketplace e em seu próprio site pode se tornar exaustivo, e, para isso, há ferramentas que realizam esse processo de maneira centralizada.

Hubs de integração e automação, ERPs e outros softwares auxiliam um e-commerce, seja na parte administrativa, logística, comercial etc., e o proporciona maior escalabilidade.

Pesquise sobre as melhores ferramentas de acordo com o tamanho de seu empreendimento e invista à medida que suas vendas aumentam. 


🤔 Dúvidas? Tire todas elas em: Qual é a Diferença entre um ERP e Hub de Integração

Conclusão

Há inúmeras formas de aumentar suas vendas no e-commerce.

Cabe ao empreendedor estar sempre atento às tendências do mercado e investir em soluções para seu négocio.

Nem todas essas estratégias vão funcionar a depender da área em que sua loja atua, portanto, é preciso fazer testes para saber quais métodos melhor funcionam para você.

O mais importante é ter organização e priorizar a saúde financeira de seu negócio para se obter lucros.


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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
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